Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Editora IFRN participa de Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica
EDITORA IFRN

23/06/2021 - Evento acontece através de plataformas digitais até 25 de junho

Evento acontece até dia 25 de junho, de forma online

A Editora IFRN está participando do 3° Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica. O destaque é a apresentação sobre as vantagens da informatização do fluxo editorial no IFRN com o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). O evento acontece até 25 de junho, na modalidade on-line.

Como principal objetivo, o seminário busca promover reflexões, encontros e intercâmbios de saberes e práticas entre as casas editoriais de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa que compõem a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). “A participação da Editora IFRN neste evento é importante porque reflete nossa busca em fortalecer a formação de redes e parcerias com outras editoras universitárias”, avalia a coordenadora da Editora IFRN, Gabriela Raulino.

A programação conta com rodas de conversa em torno do tema “Edição universitária: encurtando distâncias para ampliar o conhecimento”. Além disso, inclui cursos de atualização de conhecimento técnico-científico na área de editoração, por meio do Abeu Técnico, e apresentação de trabalhos. A programação está presente no canal do YouTube da Abeu.

Entre os 10 trabalhos selecionados pelo evento, na seção destinada à partilha de estratégias inovadoras no cotidiano da publicação acadêmica, está o relato sobre o módulo da Editora IFRN no Suap. “Este tema foi pensado porque o módulo [...] é uma ferramenta muito importante para o gerenciamento de fluxo editorial no IFRN, de forma que sua exposição é uma maneira de divulgar o trabalho feito pelos setores envolvidos e, consequentemente, pela instituição”, conta o revisor de textos da Editora, Rodrigo Pessoa.

Participação da Editora IFRN no Seminário

Para participar do Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica, a Editora IFRN teve que fazer um vídeo apresentando o funcionamento do módulo e o gerenciamento do fluxo editorial por meio da plataforma do Sistema Unificado de Administração Pública. O vídeo pode ser encontrado no site do evento.

Dirigido pela assessora de divulgação científica da Coordenação da Editora (Coedi), Vanessa Trigueiro, e editado pelo estudante do curso de Multimídia do Campus Cidade Alta e bolsista do projeto de extensão Além dos Muros do IFRN, o trabalho foi considerado uma estratégia administrativa inovadora. O projeto, junto à assessoria de divulgação científica, vêm objetivando dar maior visibilidade às pesquisas, inovações tecnológicas e publicações desenvolvidas no Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Site do evento

Vídeo com resumo do trabalho da Editora IFRN