Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Editora IFRN participa de Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica
EDITORA IFRN

Editora IFRN participa de Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica

23/06/2021 - Evento acontece através de plataformas digitais até 25 de junho

Editora IFRN participa de Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica

Evento acontece até dia 25 de junho, de forma online

A Editora IFRN está participando do 3° Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica. O destaque é a apresentação sobre as vantagens da informatização do fluxo editorial no IFRN com o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). O evento acontece até 25 de junho, na modalidade on-line.

Como principal objetivo, o seminário busca promover reflexões, encontros e intercâmbios de saberes e práticas entre as casas editoriais de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa que compõem a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). “A participação da Editora IFRN neste evento é importante porque reflete nossa busca em fortalecer a formação de redes e parcerias com outras editoras universitárias”, avalia a coordenadora da Editora IFRN, Gabriela Raulino.

A programação conta com rodas de conversa em torno do tema “Edição universitária: encurtando distâncias para ampliar o conhecimento”. Além disso, inclui cursos de atualização de conhecimento técnico-científico na área de editoração, por meio do Abeu Técnico, e apresentação de trabalhos. A programação está presente no canal do YouTube da Abeu.

Entre os 10 trabalhos selecionados pelo evento, na seção destinada à partilha de estratégias inovadoras no cotidiano da publicação acadêmica, está o relato sobre o módulo da Editora IFRN no Suap. “Este tema foi pensado porque o módulo [...] é uma ferramenta muito importante para o gerenciamento de fluxo editorial no IFRN, de forma que sua exposição é uma maneira de divulgar o trabalho feito pelos setores envolvidos e, consequentemente, pela instituição”, conta o revisor de textos da Editora, Rodrigo Pessoa.

Participação da Editora IFRN no Seminário

Para participar do Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica, a Editora IFRN teve que fazer um vídeo apresentando o funcionamento do módulo e o gerenciamento do fluxo editorial por meio da plataforma do Sistema Unificado de Administração Pública. O vídeo pode ser encontrado no site do evento.

Dirigido pela assessora de divulgação científica da Coordenação da Editora (Coedi), Vanessa Trigueiro, e editado pelo estudante do curso de Multimídia do Campus Cidade Alta e bolsista do projeto de extensão Além dos Muros do IFRN, o trabalho foi considerado uma estratégia administrativa inovadora. O projeto, junto à assessoria de divulgação científica, vêm objetivando dar maior visibilidade às pesquisas, inovações tecnológicas e publicações desenvolvidas no Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Acesse

Site do evento

Vídeo com resumo do trabalho da Editora IFRN

Canal do YouTube da Abeu

 

Ações do documento

Página em carregamento