Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Divulgação

IFRN participa de reunião de Editoras da Rede Federal

No encontro, foram criadas novas Comissões de Trabalho. IFRN representa o Nordeste em uma delas

Publicada em 11/05/2021 Atualizada há 1 ano

Reunião contou com representantes de editoras federais de cada estado brasileiro

A Editora IFRN participou, em 30 de abril, da Reunião Geral de Editores da Rede Federal, realizada de forma on-line. Vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN), a Editora foi representada pela coordenadora Gabriela Raulino e pelo revisor Rodrigo Luiz. O objetivo do encontro foi apresentar um diagnóstico situacional das editoras que compõem a rede de Institutos Federais, o que resultou na formação de novas comissões para o fortalecimento da troca de experiências entre as instituições. 

O coordenador do Grupo de Trabalho Permanente de Editores, que organizou a reunião, e revisor de textos da Editora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Olliver Mariano, conta que foi realizada uma consulta aos Institutos Federais sobre a produção editorial.

Como explica Mariano, foram mapeadas demandas nas editoras. “Uma delas é, sem dúvida, a questão da organização documental, ou seja, a demanda por modelos, por exemplo, de arquivos, de tipos de publicações que existiram anteriormente e que sempre são buscados, sobretudo, por aquelas editoras que estão começando a ser implantadas, que ainda estão se consolidando”.

Gabriela comemorou a ação: “esse é um movimento importante, porque a maior parte das editoras da Rede enfrenta desafios semelhantes. Partilhar experiências e pensar soluções conjuntas potencializa o trabalho e fortalece a Instituição”.

Novas Comissões de Trabalho

Durante a reunião, foram criadas duas novas Comissões de Trabalho, com representações de cada estado brasileiro: uma destinada ao desenvolvimentode periódicos e outra à produção de livros. Antes, havia apenas a Comissão responsável pela organização documental. Segundo o revisor Olliver Mariano, as comissões terão o objetivo de aprofundar as pesquisas a que foram destinadas e apresentar propostas de solução na 5ª edição do Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (Enedif), que ocorrerá em novembro deste ano, sob a organização do Instituto Federal do Amapá (IFPA).

A Editora IFRN representa a região Nordeste na Comissão de Trabalho dedicada ao fomento da produção de livros. Para Rodrigo Luiz, revisor da Editora, “é importante ter a representação do Instituto, que possui a editora mais antiga entre os IFs, em uma comissão nacional que pode definir diretrizes para a produção de livros no âmbito da Rede Federal. Assim, a Instituição tem um espaço de participação relevante nesse fórum de discussão”.

Grupo de Trabalho das Editoras dos Institutos Federais

Segundo Mariano, o Grupo de Trabalho Permanente e as comissões são resultados de um longo processo de construção, que iniciou em 2015, com os primeiros contatos das editoras da Rede Federal, mas que se concretizaram no ano seguinte, com o I Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Enedif), no IFG.

O revisor conta ainda que, na oportunidade, estiveram representantes de algumas editoras da Rede. “Foi ali que começou esse longo percurso de diálogo com o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog), para que se criasse uma instância de apresentação das editoras, vinculada a esse fórum”. O resultado veio apenas em 2020, quando o Grupo de Trabalho foi oficializado, tendo as três comissões como desdobramento.

Comissões

Grupo de Trabalho para organização documental

MembroRepresentação
Aline CecíliaGrupo de Trabalho Permanente
Carla RosaniInstituto Federal Sul-riograndense (IFSul)
Cleiton BispoInstituto Federal de Goiás (IFG)
Vanina CardosoInstituto Federal de Sergipe (IFS)
Rúbia de AbreuInstituto Federal do Acre (IFAC)
Adonai JoséInstituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Grupo de Trabalho para produção de livros

MembroRepresentação
Kelen GleysseGrupo de Trabalho Permanente
Leila de SenaInstituto Federal Catarinense (IFC)
Amarildo FerreiraInstituto Federal de Roraima (IFRR)
Rodrigo LuizInstituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
Adelar JoséInstituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Sarah SuzaneInstituto Federal Goiano (IF Goiano)

Grupo de Trabalho para desenvolvimentode periódicos

MembroRepresentação
Carlos DaniloGrupo de Trabalho Permanente
Stefany GrutzmannInstituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Sara MariaInstituto Federal do Ceará (IFCE)
Rubens LacerdaInstituto Federal de São Paulo (IFSP)
Mariana CarolinaInstituto Federal de Brasília (IFB)
Raimundo AdalbertoInstituto Federal do Pará