Fomento
Editora IFRN lança Clube do Livro para incentivar e fortalecer a leitura na instituição
Primeira edição aconteceu no Campus São Gonçalo do Amarante
Publicada por Max Praxedes em 19/07/2023 ― Atualizada há 1 ano, 5 meses
No dia 17 de julho deste ano, a Editora IFRN lançou, no Campus São Gonçalo do Amarante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a primeira edição do Clube do Livro. O projeto é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) que consiste em convidar autores de livros publicados pela Editora a mediar discussões sobre os seus textos com a comunidade acadêmica do seu Campus.
O Clube do Livro tem como objetivos: incentivar e fortalecer a leitura na instituição; divulgar, nos campi, as obras e os autores que publicaram pela Editora IFRN; estimular a publicação da comunidade escolar nos editais públicos da Editora IFRN; e promover rodas de leitura, a partir de livros produzidos pela Editora, com a intermediação dos autores das obras.
Na primeira edição, o Clube contou com a participação da professora Magda Renata Diniz, uma das organizadoras da obra "(Eu) conto em livro", que é uma coletânea de textos produzidos pelos alunos do segundo ano, em 2017, do Campus Canguaretama, que decidiram escrever, em formato de contos, algumas histórias inspiradas, especialmente, em suas leituras literárias e em suas vivências na comunidade.
"Sobre a importância desse tipo de ação, em especial para o Campus São Gonçalo do Amarante, posso imaginar como um estímulo à criação de um Clube do Livro, visto que alguns membros do Grêmio Estudantil Sérvulo Teixeira (Gest) já almejavam por uma atividade de leitura com determinada periodicidade na escola. Inclusive, o Gest se fez presente e foi um parceiro no evento da Editora IFRN. Ter participado desse projeto foi uma honra, uma experiência relevante em meu fazer docente. Espero poder divulgar sempre os trabalhos realizados em sala de aula com outros discentes, e que estes possam também publicar seus textos, seus livros”, disse Magda.
De acordo com o coordenador da Editora IFRN, Rodrigo Pessoa, a ideia surgiu de uma carência identificada pela equipe em relação à divulgação dos livros que são publicados pela Editora, juntamente com um trabalho liderado pela Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce/IFRN), por meio dos bolsistas de marketing do projeto "Além dos muros".
A partir disso, foi enviado um ofício da Propi aos campi para terem ciência do projeto, bem como houve comunicação aos coordenadores de Pesquisa. Além disso, a Editora entrará em contato com autoras e autores diretamente para convidar à participação no projeto, em seus respectivos campi. "A agenda será definida a partir desses convites, mas a ideia é de anunciar cada edição com um mês de antecedência de sua realização, para que os participantes tenham tempo de ler o livro e discutí-lo", complementou Rodrigo.
"O projeto tem um grande potencial, benéfico tanto para toda a comunidade acadêmica, especialmente tanto no que diz respeito ao fomento à leitura e à pesquisa, pilares da formação estudantil do IFRN, quanto à própria Editora IFRN, que vai aumentar a divulgação das suas publicações, as quais devem ser acompanhadas mesmo após o seu lançamento, para que atinjamos o público-leitor pretendido com aquele texto", finalizou.
Acesse:
- Palavras-chave:
- Projeto Editora IFRN Clube do livro