Celebração

Editora IFRN completa 15 anos e aposta no conhecimento para a transformação

Nesse período, Editora publicou 222 obras, sendo 105 delas nos últimos 4 anos

Publicada em 06/04/2020 Atualizada há 1 ano

A Editora IFRN, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto (Propi), chega em 2020 aos seus 15 anos de atuação. Nesse período, divulgou a produção científica e cultural de estudantes, servidores e de integrantes da comunidade geral através de 222 obras, sendo 105 delas publicadas nos últimos 4 anos. Com 30 livros para serem lançados neste ano,os 15 anos da Editora seriam comemorados na festa de lançamento, com a temática "Conhecimento e metamorfose". Em razão da pandemia de Covid-19, os livros estão sendo lançados na plataforma Memoria IFRN e serão impressos no retorno das atividades presenciais normais. A Editora ainda está conduzindo um processo de seleção de mais 10 livros a serem editados neste ano.

Para celebrar o momento da Editora, a coordenadora Kadydja Karla divulgou o texto abaixo em nome de toda a equipe. Confira:

"A história da Editora IFRN alia-se ao desenvolvimento científico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte que, durante toda a sua trajetória, persiste em difundir o seu fazer institucional articulando ciência, cultura, trabalho e tecnologia. Chegar aos 15 anos de existência representa o coroamento de um trabalho construído a partir de muitas mãos. Trata-se de uma contribuição para a construção do conhecimento, estruturada em períodos substanciais para a efetivação de uma editora referência no âmbito acadêmico.

Tendo como tema “Metamorfose e Conhecimento”, o lançamento de obras deste ano carrega especial significado, em razão da caminhada constituída até aqui, que apresenta o movimento experimentado por todos que escreveram esta história, regada à transformação, coragem e evolução.

Os últimos quatro anos foram determinantes para a consolidação da Editora IFRN. A gestão iniciada no ano de 2016 atribuiu solidez e alcançou níveis de vasta relevância do ponto de vista técnico e administrativo, oferecendo subsídio para a gestão conseguinte, que a partir do ano de 2018, conferiu um perfil caracterizado pela expansão do conhecimento dentro e fora da Instituição, valorizando e incentivando a produção científica nos diversos níveis de ensino, ao criar e fomentar ações de reconhecimento profissional, valorização das produções internas e estímulo à prática da leitura e escrita.

Esses objetivos foram alcançados por meio de projetos como "Autor no Campus", "Conheça nossa equipe", "Daqui", "Editora Visita" e "Sebos, Literatura e Memória: roteiro de visitação no centro histórico de Natal", que permitiram a eminência de uma editora comprometida com o seu fazer social e a valorização daqueles que a constituem.

A história vivida sempre foi tocada pela força de representantes que se dispuseram em função de um projeto conduzido por caminhos de autoconhecimento, amadurecimento e crescimento pessoal e coletivo.

Por esta metamorfose, na qual cada parte é essencialmente responsável, é que conjuntamente faz-se necessário insistirmos na nossa capacidade de nos reinventar, movidos por caminhos que reflitam o compromisso com a função social do IFRN e a forma como ela toca a realidade, articulando-se ao ensino, à pesquisa e à extensão.

É neste sentido que, oportunamente, a Editora IFRN agradece aos que assumiram como causa o compromisso de arquitetar este patrimônio intelectual que celebra os seus 15 anos de existência. Notadamente, os Pró-Reitores de Pesquisa e Inovação, professores José Yvan Pereira Leite (in memorian) e Márcio Adriano de Azevedo, bem como os coordenadores prof. Samir Cristino de Souza, Paulo Pereira da Silva, prof. ª Darlyne Fontes Virgínio e prof ª Kadydja Karla Nascimento Chagas. Também merece destaque a equipe técnica da Editora, seus servidores, estagiários e bolsistas, que abraçaram essa reinvenção.

Nesse caminho de transformação, todos são convidados a conhecer e contribuir com a proposta de avançar junto aos caminhos que estão sendo trilhados por uma editora de portas abertas à socialização do conhecimento e comprometida com a formação humana e cidadã."

Kadydja Karla, Coordenadora da Editora IFRN

Acesse: