Relações internacionais

Dupla diplomação na pós-graduação é tema de webinário

Evento compõe o Ciclo de Internacionalização da Pesquisa. O próximo será no dia 29 deste mês

Publicada em 09/07/2021 Atualizada há 1 ano

Evento foi o terceiro webnário do Ciclo de Internacionalização da Pesquisa.

Na manhã desta sexta-feira, 9 de julho, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Propi/IFRN), por meio de suas diretorias, e a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, (Aseri/Proex/IFRN), realizaram o terceiro webinário do Ciclo de Internacionalização da Pesquisa.

Com o tema Dupla diplomação como estratégia de internacionalização da pós-graduação, a palestra foi ministrada pelo professor Nicolas Maillard, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-secretário de Relações Internacionais da instituição gaúcha.

Para a coordenadora de pós-graduação na Propi, professora Francinaide Nascimento, “o webinário forneceu vários elementos para continuarmos a construção do regimento da pós-graduação do IFRN, trabalho que tem sido feito atualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação em parceria com as coordenações de cada programa stricto sensu, com a participação da Aseri”.

Na oportunidade, o assessor de Extensão e Relações Internacionais, professor Samuel Lima, declarou que “a modalidade de cotutela é um destino do qual a pós-graduação stricto sensu não pode mais se esquivar, pois se trata de conectar o conhecimento localmente produzido ao âmbito global”.

Ciclo de Internacionalização da Pesquisa

Iniciado em 31 de maio deste ano, com a palestra "Fomentos da comissão europeia para mobilidade de pesquisadores", apresentada por Charlotte Grawitz, representante da Euraxess América Latina & Caribe, o Ciclo de Internacionalização da Pesquisa é uma série de webinários que contam com a participação de instituições e agências de fomento nacionais ou internacionais. A iniciativa tem com o objetivo de promover a internacionalização dos processos de Pesquisa, Inovação e pós-graduação, além de difusão científica.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal, professor Avelino de Lima Neto, “nosso esforço coletivo tem sido o de apresentar possibilidades de fomentos extraorçamentários aos pesquisadores do IFRN”.

O segundo webnário ocorreu no dia 24 de junho, como tema "Como se tornar um bolsista de pesquisa do MAK'IT/Montpellier". Na ocasião, os palestrantes foram o cientista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e bolsista dos FIAS na Universidade de Montpellier, Ederson da Conceição Jesus, e o vice-presidente das Relações Internacionais na Universidade de Montpellier, Patrick Caron.

Fomento a pós-doutorado no exterior é tema do próximo webinário

Com a temática “Como se tornar bolsista de pós-doutorado da MSCA”, o próximo webnário ocorrerá no dia 29 de julho, às 11h, com transmissão ao vivo no canal do IFRN no YouTube. A palestrante convidada é Sibelle Vilaça, bolsista Marie Sklodowska-Curie Actions (MSCA) na Universidade de Ferrara (da Itália).

Informações sobre chamadas de bolsa de pós-doutorado com fomento da Marie Sklodowska-Curie Actionsencontram-se AQUI.

Canal do YouTube IFRN Oficial

Informações sobre chamadas de bolsas pós-doutorado com fomento da MSCA