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Integração

Docentes do IFRN participam de evento sobre Pesquisa, Ensino e Extensão

Encontro envolveu ações, atividades e projetos sobre educação

Publicada por Ester Macedo em 06/11/2024 Atualizada há 3 semanas, 5 dias

Um trio de professores do Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram do 17° Encontro de Jovens Pesquisadores do Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil e da América Latina (Jopeqal), realizado pela Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação das Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil e da América Latina (Reconal-Edu). O evento ocorreu entre os dias 20 e 26 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina.

A edição deste ano trabalhou os seguintes eixos temáticos:

  • Eixo 1: História da Educação, História das Instituições Escolares e suas práticas, Acervos Escolares Institucionais;
  • Eixo 2: Educação do Campo, Educação rural e ribeirinha; Culturas e Quilombos Contemporâneos, Povos da Floresta;
  • Eixo 3: Educação Popular, Educação Profissional;
  • Eixo 4: Educação, Tecnologias e Sociedade;
  • Eixo 5: Educação e Ensino de História;
  • Eixo 6: Educação Feminina, História das Mulheres e Gênero.

Projetos

Pela instituição, participaram Suély Souza, Andressa Lima e Tailor Cabral, docentes do Campus Natal-Central, apresentando os seguintes projetos:

Currículo e Afrocentricidade: os rituais do quilombo na escola

A professora Suély Souza apresentou relatos de experiências sobre afrocentricidade e os rituais do quilombo na escola, através de percepções e reconhecimentos para destacar a africanidade que constitui a cultura brasileira, viabilizando uma outra leitura desta cultura, onde o povo negro é protagonista da história e não somente objeto de estudo. O foco da apresentação se encaixou no Eixo 2 da edição: Educação do Campo, Educação rural e ribeirinha, Culturas e Quilombos Contemporâneos, Povos da Floresta.

“Propus a afrocentricidade como ferramenta teórica, de forma a contribuir com as propostas curriculares das escolas de educação básica, coadunadas com as demandas da Lei 10.639/03 e documentos correlatos. O discurso articulado neste contexto primou por uma contraposição a romantização do negro escravizado e a ideia do mito da democracia racial. Optei por um caminho decolonial, concebendo o conhecimento sem pautas nos cânones do eurocentrismo”, explicou Suély.

Estresse Discente: um olhar sobre a saúde mental de mulheres da educação subsequente

Os professores Tailor Cabral e Andressa Lima apresentaram um trabalho voltado a questões de saúde mental de alunas de cursos técnicos, que surgiu da necessidade de ouvir as estudantes, visando possibilidades de políticas públicas para que elas se sintam menos estressadas. O foco do projeto se encaixa no Eixo 6: Educação Feminina, História das Mulheres e Gênero.

Para a dupla, esse projeto tem uma grande importância e influência tendo em vista os desafios sociais da atualidade: “o nível de saúde mental da maioria das pessoas, em especial dos brasileiros, está a um nível altíssimo no sentido de desequilíbrio mental. Quando fazemos um trabalho voltado para as mulheres e para saúde mental surge aí uma oportunidade de se discutir saúde mental do discente e principalmente de criar possibilidades para que esse estresse seja diminuído”, contaram.

RECONAL

Reconal

A Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação das Regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil e América Latina (Reconal-Edu), da qual o IFRN é parceiro, congrega pesquisadores e extensionistas firmados mediante acordo específico de cooperação mútua. Tem como principal objetivo promover, divulgar e estimular a integração acadêmica entre integrantes de instituições parceiras e entre Programas de Pós-graduação, compartilhando e difundindo conhecimentos e experiências educacionais.

Palavras-chave:
IFRN Reconal-Edu Pesquisa

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