interinstitucional

Docentes do IFRN participam de dossiê sobre Relações Internacionais

"Multiplicidade de pontos de vista sobre a internacionalização garante um rico registro histórico"

Publicada em 22/08/2022 Atualizada há 1 ano

Publicação traz a participação de docentes do IFRN, falando sobre Relações Internacionais

Com o tema Interfaces entre a Internacionalização da Educação no Sul global e a Educação Linguística, a Revista Linguagem em Foco, da Universidade Estadual do Ceará  (Uece) acaba de ser publicada. Essa edição traz a participação de docentes do IFRN, falando sobre Relações Internacionais.

Um dos organizadores do número, o professor Samuel Lima destacou a relevância da publicação: “A multiplicidade de pontos de vista sobre a internacionalização da educação e a educação linguística, oriundos de contextos sociais diversos, de quatro das cinco regiões do Brasil, garante um rico registro histórico e acervo acadêmico sobre as interfaces propostas no dossiê".

Representações

A afirmação de Samuel, que é assessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN, se explica pela construção do próprio dossiê especial: "Constituindo-se de nove textos, notadamente oito artigos e uma entrevista, que desvelam interfaces possíveis sob o prisma da Linguística Aplicada, este dossiê temático traz representações de quatro das cinco regiões brasileiras a partir da vinculação dos autores dos textos a suas instituições de educação. Representando o Nordeste, há autores de dois institutos federais e três universidades, a saber: Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em relação à região Centro-Oeste, fazem-se presentes autores vinculados ao Instituto Federal de Brasília (IFB) e à Universidade de Brasília (UnB). O Sudeste se faz representado por autores vinculados ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em relação ao Sul, há autores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)", traz a texto de apresentação da publicação.

IFRN

Um dos capítulos do dossiê conta com texto de autoria das professoras Wigna Guerra, assessora de Relações Internacionais, e Sabrina Dantas, coordenadora de Extensão, ambas do Campus Apodi. O capítulo dessas autoras é resultante da reflexão sobre o projeto de extensão aprovado nos Editais Proex 09/2021 e 07/2022 intitulado Entrelínguas, que produz e compartilha podcast sobre a temática de ensino e aprendizagem de línguas. Por fim, há uma entrevista sobre internacionalização realizada por Samuel Lima com o professor Kleber Aparecido da Silva, da Universidade de Brasília (UnB).

Acesse

Revista Linguagem em Foco - interfaces entre a Internacionalização da Educação no Sul global e a Educação Linguística

extensao