Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Divulgado Resultado Preliminar da Prova Discursiva
Exame de Seleção 2023

Divulgado Resultado Preliminar da Prova Discursiva

28/12/2022 - São 3.212 vagas, para ingresso já no primeiro semestre letivo de 2023

Divulgado Resultado Preliminar da Prova Discursiva

Alunas e alunos devem dar atenção aos prazos

O Exame de Seleção do IFRN entrou, na terça-feira, 27/12, em uma nova etapa. Seguindo o cronograma do Edital nº 40/2022, foi divulgado o Resultado Preliminar da Prova Discursiva, acessível individualmente a partir do Portal da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), que executa o processo seletivo. Além do resultado, as alunas e alunos devem dar atenção ao prazo para o pedido de recursos contra o Resultado da Prova Discursiva – 28 e 29/12/2022 – e o resultado desses recursos, agendado para 12 de janeiro de 2023.

Com 3.212 vagas, para ingresso já no primeiro semestre letivo de 2023, o Exame de Seleção ainda trará etapas como o procedimento de heteroidentificação.

Heteroidentificação

A autodeclaração de estudantes como negras/negros ou indígenas, realizada no ato da inscrição do processo seletivo, será confirmada através de um procedimento de heteroidentificação, realizado por uma comissão responsável pela validação das informações apresentadas. A operação ocorre de acordo com resolução específica, aprovada pelo Conselho Superior do Instituto (Consup/IFRN).

Segundo o Edital, a aferição de cor/etnia negra (preta ou parda) não se refere à apresentação de documentos, como Certidão de Nascimento, ou à ascendência de cada candidata/candidato, ou seja, quem são seus pais, avós ou bisavós. A confirmação ocorrerá, porém, e tão somente, conforme as características físicas do próprio candidato. Esse processo seguirá ritos específicos, descritos no edital. Entre eles, o preenchimento e entrega, no momento da aferição, do formulário de autodeclaração e autorização de imagem, conforme os anexos VII e IX do Edital.

Agendada para acontecer entre os dias 23 de janeiro e 1º de fevereiro de 2023, cada participante – perante a Comissão Local de Heteroidentificação – deverá realizar os seguintes procedimentos:

  • Se posicionar de frente para a câmera do seu equipamento;
  • Responder aos seguintes questionamentos: “Você confirma a sua autodeclaração como candidato preto ou pardo?”; “Você autoriza a gravação em vídeo e uso das imagens do procedimento de heteroidentificação pelo IFRN?”;
  • Mostrar o dorso de ambas as mãos para a câmera, conforme for orientado;
  • Fazer os movimentos para visualização dos perfis de seu rosto, conforme for orientado; e
  • Assinar declaração de comparecimento.

Para segurança e integridade do procedimento, todo o processo de aferição será gravado e as imagens permanecerão sob a guarda do IFRN.

Acesse:

Edital nº 40/2022

Portal da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern)

Ações do documento

Página em carregamento