Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

informação

Divulgado o resultado da pesquisa de usabilidade do site do IFRN

Dados serão norteadores para a reestruturação do portal institucional

Publicada em 02/05/2019 Atualizada há 1 ano

A Comissão de Reestruturação do Portal do IFRN, instituída pela Portaria Nº 1449/2018-RE/IFRN, já está em posse dos resultados da pesquisa de usabilidade do Portal Institucional, divulgada nos principais meios de comunicação do Instituto (e-mail institucional, página principal, dos campi e redes sociais oficiais) e aplicada entre os dias 18 e 29 de março, por meio de questionário no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e Google Forms. 

Ao todo, foram contabilizadas, aproximadamente, 3.500 respostas de alunos, servidores, e da comunidade externa. Os dados obtidos e as informações levantadas previamente pela Comissão, após análise da estrutura atual do Portal do IFRN, servirão como norte para os direcionamentos que serão levados em consideração no processo de reestruturação do site. Mais de 50% dos respondentes afirmaram acessar o site semanalmente. 

Dos dados obtidos na pesquisa, 56% dos usuários acessam o Portal do IFRN a partir de dispositivos móveis, apontando a necessidade de adaptar o site institucional a esses dispositivos; bem como revelaram a necessidade de melhoria na ferramenta de busca interna (avaliada por mais de 59% dos usuários com nota 7 ou inferior) criando filtros mais precisos e eficientes. Uma porcentagem de 52,4% classificou com nota 8 ou superior o grau de facilidade com que encontra as informações no site.

Já na parte subjetiva da pesquisa, foram registradas mais de 200 sugestões de melhorias para o site, dentre as quais se destacaram: a reestruturação dos menus, páginas e categorias, contribuindo para uma navegação rápida e intuitiva; mudanças na hierarquia das informações, estabelecendo padrões para o site como um todo; implementação de ferramentas e recursos de acessibilidade que possibilitem uma melhor experiência para os usuários; e a criação de um novo fluxo para as publicações no site do IFRN, estabelecendo um padrão de comunicação institucional que combine o Portal e o SUAP.

Para Ibnny Ferreira, coordenador da Comissão, os dados coletados “serão fundamentais para o planejamento e consolidação das mudanças que queremos implementar no Portal do IFRN, pois a ideia é que a experiência de uso do site pelos usuários seja melhorada, de forma que o Portal se torne cada vez mais rápido, acessível e intuitivo, destacando e facilitando o acesso às principais seções visitadas”.

Decreto presidencial estabelece a unificação de portais da Administração Pública Federal

No último dia 12 de abril, a presidência da República publicou o Decreto nº 9.756/2019, que institui o portal único “gov.br”. Até 2020, informações institucionais, notícias e serviços públicos prestados pelo Governo federal serão disponibilizados de maneira centralizada. O decreto dispõe sobre as regras de unificação dos canais digitais do Governo Federal, que englobam os portais na internet e os aplicativos móveis, e estabelece prazos para reunir todas as informações institucionais, notícias e serviços públicos em um único portal. 

A partir de 1º de julho deste ano, os novos sítios do Governo Federal terão de utilizar exclusivamente “gov.br” e a partir de 1º de janeiro de 2020, o portal único “gov.br” será utilizado em todas as ações de comunicação social e de utilidade pública do Governo Federal. Os órgãos terão até 31 de dezembro de 2020, para migrar todos os conteúdos de seus portais na internet para o portal único – conforme cronograma a ser estabelecido pela Secom – e desativar os endereços eletrônicos existentes.

“Ainda não sabemos como o Decreto irá afetar o site do IFRN na prática, por isso continuaremos trabalhando na nova estrutura do site, sobretudo no que diz respeito à hierarquia das informações disponíveis. Acreditamos que a migração do conteúdo para o ‘gov.br’ deverá se dar apenas em relação à plataforma e à identidade visual governamental, de modo que o trabalho desenvolvido até aqui pela Comissão não será perdido”, concluiu o coordenador.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas