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PDI

Divulgado cronograma de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional

O presidente da Comissão Central explica como serão desenvolvidos os trabalhos

Publicada em 02/04/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Comissão Central do Plano de Desenvolvimento Institucional divulgou hoje (2) o cronograma de realização dos trabalhos de elaboração do documento que irá nortear a atuação do IFRN nos próximos cinco anos.  Os prazos de cumprimento de cada etapa foram discutidos na reunião realizada na sexta-feira passada (28), na Reitoria do Instituto. 

De acordo com o cronograma, o prazo para conclusão dos trabalhos das comissões termina no dia 12 de julho.  O último passo será a revisão linguística do documento, que deverá estar concluída até o dia 11 de agosto. 

Em linhas gerais, o cronograma está organizado da seguinte forma:

  •   A Comissão Central realiza reuniões de sistematização dos processos de construção dos documentos juntamente com as comissões temáticas e de sensibilização das comissões locais no período de 07 a 27/04;
  •  A comunidade acadêmica faz o envio de suas contribuições através do SUAP no período de 28/04 a 16/05/2014;
  • As Comissões Locais consolidam as contribuições das comunidade acadêmica dos campi e da Reitoria no período de 21/03 a 30/05/2014.
  •   As Comissões Temáticas trabalham na elaboração da Minuta do PDI no período de 21/03 a 11/06/2014.
  •  A Comissão Central realiza reuniões sistemáticas de avaliação do processo no período de 21/03 a 11/06/2014, onde nos dias 27/06 e 11/07 ocorrerão as plenárias finais de conclusão do documento final PDI;
  •  A Comissão de Logística Operacional atua na articulação das reuniões, eventos e divulgação do PDI no período 21/03 a 30/12/2014 e de revisão textual do documento final no período de 12/07 a 11/08/2014.

Para o presidente da Comissão Central, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, é fundamental que o processo de elaboração do PDI seja o mais transparente e participativo possível.  Esse foi o principal assunto da entrevista abaixo que ele deu, explicando todas as fases de elaboração do documento.

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1) Qual a importância da elaboração de um novo PDI para o IFRN?

R - O objetivo é construir um documento norteador das diretrizes institucionais para os próximos cinco anos; um documento definidor da identidade institucional e de sua política de desenvolvimento, com foco no planejamento estratégico voltado à consecução de suas finalidades,dentre elas o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais.   As discussões em torno do Plano devem ser da forma mais participativa possível, tendo como prioridade a consolidação da nova  institucionalidade do IFRN nos cenários potiguar e nacional.

2) Quais as principais diferenças entre o PDI que está em vigor, construído em 2009, e este que está sendo elaborado agora?

R - O primeiro PDI apresentava pela primeira vez à sociedade o conceito de instituto federal definido pela Lei 11892/2008 em seu Art. 2º :  “instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas”.  Esta forma de apresentação destacava os desafios que se vislumbravam para a implantação e consolidação dos institutos e os documentos mais técnicos do fazer institucional, como o Projeto Político Pedagógico, ou ainda estavam em construção ou eram do CEFET.   Já o atual PDI modifica significativamente essa dinâmica, primeiro porque vai passar a ser composto por documentos construídos com as normativas atuais da Instituição e, segundo, porque a participação da comunidade com contribuições para a melhoria e adequação desses documentos será muito maior.  Com isso, teremos um ganho não só na densidade intelectual do documento mas também no seu processo de construção,  que terá um caráter muito mais participativo.

 3) Como os trabalhos de elaboração do documento estão organizados?

R - Buscamos elaborar uma documento que tenha a maior participação possível da comunidade acadêmica e da sociedade em geral, mas que tenha uma hierarquia de contribuição para melhor sistematizar o trabalho.   Por exemplo: o PDI contempla 12 temas.  É com base neles que as comissões locais instaladas nos campi e na Reitoria coletarão e sistematizarão as contribuições tanto de seus servidores e alunos como da comunidade externa.  Essas sistematizações serão objeto de análise das comissões temáticas que trabalharão na elaboração dos documentos referentes a cada um dos temas. A  Comissão Central, por sua vez, terá o papel principal de aprovar os documentos elaborados pelas comissões temáticas e que serão submetidos ao CONSUP que é a instância legal para aprovação de qualquer documento institucional do IFRN. Após essa fase, encaminharemos ao Ministério da Educação para publicação no Diário Oficial da União.

4) Qual o prazo de conclusão dos trabalhos?

R - O projeto inicial proposto pela Pro-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimentos Institucional foi junho de 2014.  Contudo, a Comissão Central reunida no dia 28/04, discutiu e aprovou um novo calendário que propôs a conclusão dos trabalhos até a segunda-feira, 11 de agosto, para submeter à reunião do CONSUP do dia 29/08.

6) Como será garantida a participação tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa à Instituição?
R - Em primeiro lugar, as Comissões Locais, nomeadas pelos diretores gerais dos campi, deverão ser compostas por representantes dos diferentes segmentos da comunidade acadêmica, inclusive com a possibilidade de participação de representação da comunidade externa nos respectivos Conselhos Escolares dos campi. Essas comissões poderão realizar audiências públicas ou entrevistas com representantes da sociedade civil em seus diferentes segmentos para diagnóstico de demandas locais que subsidiem os diferentes temas.  Além do mais, nas Comissões Temáticas existem representantes dos diferentes segmentos, considerando o perfil técnico dos seus membros.  Já a Comissão Central além de ser composta por servidores com perfis mais técnicos, possui também representantes dos diferentes colegiados institucionais, inclusive dois representantes do CONSUP que representam as entidades FETARN e SEBRAE.  Enfim: não será por falta de condições de apresentar sugestões que alunos e servidores deixarão de participar de todo esse processo.   Além de todas essas instâncias que eu citei, será disponibilizada também uma área do Suap especificamente para envio das contribuições, seja de forma aberta como anônima. 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

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