Secitex 2015
Divulgada programação completa do evento
Abertura acontece às 19h desta quarta (18), com apresentação do projeto Crab e do show Eternamente Nordeste
Publicada em 17/11/2015 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
A comissão organizadora da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex) divulgou hoje (17) a programação detalhada do evento, que conta com a realização paralela de cinco atividades diferentes: o XI Congresso de Iniciação Científica (Congic); a III Mostra Tecnológica; o III Simpósio de Extensão; a V Exposição Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Santa Cruz (Expotec) e a I Olimpíada de Robótica do IFRN, além do I Encontro de Professores de Informática do Instituto. Além das 16 equipes participantes da Olimpíada de Robótica, a Secitex conta com a apresentação de 624 trabalhos e 1.904 participantes inscritos.
A Secitex 2015 acontece no Campus Santa Cruz, até o dia 21 de novembro. A abertura oficial será realizada às 19h desta quarta (18), no Ginásio de Esportes do Campus. Na solenidade, haverá a apresentação do projeto Crab, desenvolvido por alunos do Campus Natal-Zona Norte e premiado no quadro Jovens Inventores do Caldeirão do Huck com o prêmio máximo de R$ 30 mil reais. A noite contará ainda com o show Eternamente Nordeste, executado por um grupo de professores de vários campi do IFRN: Ana Morais (São Paulo do Potengi), Andrey Azevedo (Campus Currais Novos), Isaac Cortez (Campus Canguaretama), Leão Neto (Campus Natal Central), Priscila de Souza (Campus Macau) e Valdier Ribeiro (Campus Apodi). No show, serão apresentadas músicas de grandes compositores e intérpretes nordestinos, como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Fagner, Zé Ramalho e Belchior.
A manhã da quinta-feira (19) será reservadas para as apresentações orais do Congic, do Simpósio de Extensão e para os minicursos, que acontecem também na manhã da sexta (20). As tardes dos dias 19 e 20 contarão com a Mostra Tecnológica, das 14h às 17h, e com as apresentações de pôsteres do Congic, Simpósio de Extensão e da Expotec, das 14h às 16h.
A I Olimpíada de Robótica do IFRN acontece no dia 19, das 14h às 18h, com a participação de 16 equipes.
PALESTRAS
No dia 19 de novembro, acontece às 16h, no auditório do Campus Santa Cruz, a palestra "Extensão e Sociedade", com Vânia Maria de Medeiros, pró-reitora de extensão do IFPB. No mesmo horário, no miniauditório 1 do Campus, o coordenador de Empreendedorismo do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFRN, Marcus Sampaio, apresenta "Programa de Multincubação Tecnológica do IFRN: empreendedorismo inovador e a geração de negócios em incubadoras de empresas".
Já no dia 20, também a partir das 16h, no auditório, será realizada a palestra "Memória: repositório institucional do IFRN", com Thiago Medeiros Barros, servidor do Instituto e membro da comissão para implantação do repositório. Já no miniauditório 1, no mesmo horário, o assessor de Relações Internacionais do IFRN, Marcelo Camilo palestra com sobre o tema "Internacionalização e oportunidade de intercâmbio".
ATRAÇÕES CULTURAIS
Além do show "Eternamente Nordeste", na abertura da Secitex, o evento contará com diversas momento culturais. Um dos principais será o Encontro de Corais no Teatro Municipal de Santa Cruz, com as apresentações do Encantos do Sal (Campus Macau), De Todos os Cantos (Campus Currais Novos) e Coral Lourdes Guilherme, que neste ano comemorou os seus 40 anos de existência. No dia 20 de novembro, 5 grupos dos campi Nova Cruz, Macau, São Paulo do Potengi e João Câmara se apresentam na Vila de Todos, uma das praças mais movimentadas de Santa Cruz. Os dias 19 e 20 contarão ainda com apresentações culturais no Centro de Convivência e no Auditório do Campus.
ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO
A Secitex termina no dia 21 de novembro, com a premiação dos trabalhos mais bem avaliados e a apresentação da Banda de Metais do Campus Natal-Central. Serão entregues medalhas aos 1º, 2º e 3º lugares do Congic, Simpósio de Extensão, Expotec do Campus Santa Cruz e Olimpíada de Robótica. Na Mostra Tecnológica, as seis equipes mais bem avaliadas serão credenciadas para 3 dos maiores eventos científicos e tecnológicos do país. Dos trabalhos avaliados, 2 serão credenciados para a Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace), que acontece todos os anos na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo-SP, 2 para a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo-RS e 2 para a InfoMatrix, que acontece em Lages, cidade de Santa Catarina, e é organizada pela Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência (Abritec).
Acesse: