Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Processo seletivo

Divulgadas novas listas de convocação para aferimento de heteroidentificação

Elas também informam locais, datas e horas da realização do processo de heteroidentificação dos candidatos

Publicada em 07/03/2023 Atualizada há 1 ano

Os candidatos convocados devem comparecer aos locais informados nos dias e horários estabelecidos no documento.

A Coordenação de Acesso Discente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Cadis/IFRN) publicou, nesta terça-feira (7), as listas com a segunda convocação para realização do procedimento de heteroidentificação dos processos seletivos do Exame de Seleção 2023 e do Técnico Subsequente 2023.1, regidos pelos editais nº40/2022 e nº48/2022, respectivamente. 

Agora, os candidatos convocados devem comparecer aos locais informados nos dias e horários estabelecidos no documento, a fim de realizar o processo de aferição de heteroidentificação. 

Heteroidentificação 

A autodeclaração de estudantes como negras/negros ou indígenas, realizada no ato da inscrição do Exame de Seleção, será confirmada através de um procedimento de heteroidentificação. A ação será realizada por uma comissão responsável pela validação das informações apresentadas. O processo ocorre de acordo com resolução específica, aprovada pelo Conselho Superior do Instituto (Consup/IFRN). 

Conforme os editais, a aferição de cor/etnia negra (preta ou parda) não se refere à apresentação de documentos, como Certidão de Nascimento, ou à ascendência de cada candidata/candidato, ou seja, quem são seus pais, avós ou bisavós. A confirmação ocorrerá, porém, e tão somente, conforme as características físicas do próprio candidato. 

A ação seguirá procedimentos específicos, descritos no documento, como o preenchimento e entrega, no momento da aferição, do formulário de autodeclaração e autorização de imagem, conforme os anexos VIII e IX dos editais. Perante a Comissão Local de Heteroidentificação, cada participante deverá realizar os seguintes procedimentos: 

  • Se posicionar de frente para a câmera; 
  • Responder aos seguintes questionamentos: “Você confirma a sua autodeclaração como candidato preto ou pardo?”; 
  • “Você autoriza a gravação em vídeo e uso das imagens do procedimento de heteroidentificação pelo IFRN?”; 
  • Mostrar o dorso de ambas as mãos para a câmera, conforme for orientado; 
  • Fazer os movimentos para visualização dos perfis de seu rosto, conforme for orientado; e 
  • Assinar declaração de comparecimento. Para segurança e integridade do procedimento, todo o processo de aferição será gravado e as imagens permanecerão sob a guarda do IFRN. 

Em caso de dúvidas, o candidato ou candidata poderá entrar em contato pelo e-mail: processoseletivo@ifrn.edu.br; ou por mensagem, através do número de telefone (84) 4005-9781. 

Acesse: 

2ª lista de candidatos convocados para aferição de heteroidentificação - Exame de Seleção 2023

Edital nº40/2022

2ª lista de candidatos convocados para aferição de heteroidentificação - Técnicno Subsequente 2023.1

Edital nº 48/2022

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas