Institucional
Diretoria de Gestão de Pessoas divulga informações sobre implementação de Portaria
Implementação - devido a ajustes técnicos - será feita em duas etapas
Publicada por Jose Nascimento em 11/04/2025 ― Atualizada em 11 de Abril de 2025 às 12:26
A Diretoria de Gestão de Pessoas (Digpe) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) informou, em nota circular - a todo o quadro de pessoal que o reajuste salarial concedido pela Medida Provisória nº 1.286/2024 será implantado com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2025. Por conta de ajustes técnicos no sistema nacional e do curto prazo para processamento da folha, a implementação será feita em duas etapas.
Na folha de pagamento de abril de 2025, serão incluídos o reajuste e os retroativos referentes a janeiro, fevereiro e março para as parcelas que são calculadas automaticamente, como vencimento básico, gratificações já implantadas e adicionais. Também serão aplicados automaticamente o reenquadramento na carreira e a atualização do Incentivo à Qualificação (IQ) de forma indireta para direta, no caso dos servidores ativos. Pensionistas receberão os valores retroativos somados ao pagamento de abril, e os reajustes das funções gratificadas (FGs) e cargos comissionados (CDs) terão efeito a partir de fevereiro.
Ainda não serão pagos agora os acertos relacionados ao adiantamento da gratificação natalina para quem tirou férias entre janeiro e março – isso só será regularizado em novembro.
A partir da folha de maio de 2025, entrarão os pagamentos retroativos referentes a processos que exigem análise manual, como progressões na carreira, incentivos à qualificação, retribuições por titulação e atualização de IQ para aposentados. Esses lançamentos podem se estender por mais de uma folha de pagamento, ou seja, os valores podem não ser quitados todos de uma vez em maio.
Outras informações importantes:
- A aceleração da carreira do pessoal técnico-administrativo em Educação (TAEs) ainda está sendo discutida pelo MEC e MGI, sem previsão de implantação; e
- As unidades de Gestão de Pessoas dos campi e da Reitoria estarão em expediente interno nos dias 10, 11 e 14 de abril, focadas no fechamento da folha de pagamento. O atendimento ao público pode ser impactado nesses dias
Dúvidas adicionais podem ser esclarecidas junto às equipes de Gestão de Pessoas do IFRN.
- Palavras-chave:
- Reajuste salarial