Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONIF

Diretoria 2014 toma posse e ministro anuncia o novo secretário da Setec

Reitor do IFRN, Belchior Rocha, assumiu a vice-presidência do Conselho

Publicada em 13/02/2014 Atualizada há 1 ano

Nova diretoria do Conif.

Os reitores Luiz Augusto Caldas Pereira (presidente), Belchior de Oliveira Rocha (vice-presidente), Paulo Rogério Araújo Guimarães (diretor administrativo) e José Bispo Barbosa (diretor financeiro) assumiram a Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) nesta quarta-feira (13), em Brasília. A cerimônia de posse, marcada pelo anúncio de mudança no secretariado do Ministério da Educação (MEC), contou com a presença de parlamentares, servidores e dirigentes da Rede.

O ministro da Educação, Henrique Paim, anunciou a indicação do atual diretor de Desenvolvimento da Rede, Aléssio Trindade de Barros, para o cargo de secretário de Educação Profissional e Tecnológica, substituindo Marco Antonio de Oliveira, que irá para a Casa Civil. Ele reiterou ainda o investimento de R$ 1,8 bilhão na Rede Federal em 2014, enquanto, de 2005 a 2013, o total investido foi de R$ 6,7 bilhões.

Paim novamente destacou o compromisso do MEC com o processo de expansão e consolidação dos institutos federais e com a melhoria da educação profissional e tecnológica do país. Neste sentido, ele solicitou a ampliação das políticas de formação de professores e deu ênfase à participação da Rede no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). "Vocês são a referência de educação profissional e tecnológica do país", concluiu.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do Conif defendeu o papel estratégico da Rede, considerando que as instituições atuam de acordo com a realidade local e respeitam a diversidade do país. Atualmente as 459 unidades distribuídas pelo Brasil contabilizam um milhão de matrículas em cursos superiores e técnicos. Além disso, a meta é fechar 2014 com 562 campi concluídos e em plena atividade. Em 2009, eram 140 campi e 200 mil matrículas.

Caldas ressaltou ainda o incentivo do Conif à atuação em Rede e o permanente espaço para o diálogo produtivo e ações favoráveis ao país. "Defendemos um Conselho com a garantia de um lugar na formulação e na gestão das políticas públicas para a educação profissional e tecnológica; defendemos a presença do Conif em permanente diálogo com os ministérios que promovem medidas em favor da melhoria da vida do cidadão brasileiro como as políticas de educação profissional para o trabalhador e as políticas de transferência de renda", disse.

Ao apresentar um modelo de gestão democrática, o novo presidente anunciou que, neste ano, a Diretoria atuará com o suporte de um Grupo de Apoio à Gestão, composto pelos reitores Maria Clara Kaschny Schneider, Marcelo Bender, Paulo Henrique Gomes de Lima e José Ricardo Martins da Silva.

Presidente – Luiz Augusto Caldas Pereira é reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF). Possui licenciatura e especialização em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campos, especialização em Computação pelo Cefet Minas Gerais e mestrado em Planejamento e Gestão de Cidades pela Universidade Cândido Mendes. É ex-aluno da Escola Técnica Federal de Campos, onde iniciou a carreira de professor, em 1981. No Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, foi coordenador pedagógico, diretor do Departamento de Ensino e diretor-geral, eleito por dois mandatos. Foi diretor de Políticas da Setec e membro do comitê gestor nacional da rede Certific.

Leia a íntegra do discurso de posse do presidente do Conif, Luiz Caldas

Assessoria de Comunicação
Conif

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas