Nugedi
Direitos Humanos: coordenadoras dos Núcleos de Gênero e Diversidade participam de palestra sobre enfrentamento ao assédio
Ação ocorreu, presencialmente, na Reitoria do IFRN e contou com transmissão ao vivo
Publicada por Renan Gabriel em 04/02/2026 ― Atualizada em 4 de Fevereiro de 2026 às 12:11
Na quarta-feira (28), a Coordenação de Educação Inclusiva e Direitos Humanos (Cogedih), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRN, realizou uma palestra voltada às coordenadoras dos Núcleos de Gênero e Diversidade (Nugedi), com foco na Política de prevenção e enfrentamento do assédio, da discriminação e de outras formas de violência no âmbito institucional. O encontro reuniu cerca de 40 participantes.
A ação ocorreu, presencialmente, na Reitoria do IFRN, e contou com transmissão ao vivo para todos os campi. Sendo ministrada pela auditora interna do Campus Caicó, Ana Santana Batista Farias, e contou com mediação da assessora em educação em direitos humanos, gênero e diversidade, Amilde Fonseca. “Pudemos constatar a importância da mencionada política para a promoção de um ambiente laboral seguro, plural e acolhedor para todos, sem distinção”, declarou Ana Santana

A ação foi promovida pela Assessoria de Educação em Gênero e Diversidade (Asgedi) e integra as atribuições do Nugedi de fomentar iniciativas relacionadas à inclusão, equidade e diversidade no Instituto. De acordo com a coordenadora da Cogedih, Rejane Barros, o núcleo tem papel estratégico na consolidação dessas pautas na instituição. “Uma das atribuições do Nugedi é promover ações que levem em consideração questões relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural, além de outras interseccionalidades que compõem as identidades dos sujeitos do IFRN”, explicou.
Ainda segundo Rejane, a palestra teve como objetivo aprofundar o conhecimento das coordenadoras sobre a política institucional. “Nessa perspectiva, promovemos essa formação para fortalecer a atuação dos núcleos no acolhimento, na prevenção e no enfrentamento de situações de assédio, discriminação e outras formas de violência no âmbito do IFRN”, destacou.
Para Amilde Fonseca, o acesso à informação é fundamental para a atuação dos núcleos. “Considero de suma importância, para as coordenadoras de Nugedi, o conhecimento da referida política, pois esse núcleo encontra-se dentre as estruturas listadas para realizar o acolhimento das possíveis pessoas afetadas por assédio e/outras violências”, afirmou.
Consolidação dos Nugedi nos campi
A atividade também marcou a consolidação do processo de formação das coordenações do Nugedi nos campi do IFRN, iniciado em 2024, em atendimento ao Regimento Geral da instituição. A estruturação dos núcleos representa um avanço na institucionalização das políticas de inclusão, equidade e diversidade da Instituição.
- Palavras-chave:
- IFRN Coedih Nugedi Combate ao assédio