Desenvolvimento

DIGTI cria interface que auxilia o desenvolvimento de sistemas e aplicativos

O "API SUAP" está disponível para alunos, professores e técnicos-administrativos do Instituto.

Publicada em 24/03/2017 Atualizada há 1 ano

Com objetivo de apoiar projeto de ensino, pesquisa e extensão, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DIGTI) criou uma interface chamada API Suap (Application Programming Interface), que oferece um conjunto de serviços que podem ser utilizados em aplicações em qualquer linguagem de programação. O objetivo é permitir que alunos, professores e técnicos-administrativos possam utilizar as bases de dados públicas do Suap para o desenvolvimento de sistemas e aplicativos, como também sugerir melhorias para ele.

Essas informações são acessadas de acordo com o nível de permissão do usuário, o que garantirá a segurança no acesso e a confiabilidade dos conteúdos trabalhados. Para André Gustavo, diretor da DGTI, essa é uma ótima oportunidade para desenvolver e aperfeiçoar o Suap: “ nosso sistema é uma ferramenta de gestão que abarca praticamente todas as dimensões sistêmicas, mas muita coisa ainda pode melhorar. Através da API e de suas evoluções, teremos o estímulo ao desenvolvimento de um ecossistema de aplicativos diversos que complemente e facilite o dia a dia dos servidores e alunos”, disse.

O API SUAP está disponível para alunos e pesquisadores, que podem consultar, utilizar e testar a API. A versão inicial, que é a base dos serviços oferecidos no aplicativo mobile do SUAP, fornece informações para o Portal de Dados Abertos, ferramenta vinculada ao Plano de Dados Abertos do IFRN, que será analisado na próxima reunião do Conselho Superior do IFRN (Consup), que acontece nesta segunda-feira (27).

extensao
pesquisa