Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com muita ação no Campus Parnamirim

Ações foram realizadas na Escola Municipal Luiz Maranhão, em Parnamirim

Publicada em 06/06/2014 Atualizada há 1 ano

Os alunos e servidores Campus Parnamirim do IFRN realizaram na manhã desta quarta-feira (06), uma ação em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, junto aos alunos do 7° ao 9° ano da Escola Municipal Luiz Maranhão, em Parnamirim.

A coordenadora de extensão Michelle Pinheiro deu início às atividades, convidando os alunos a participarem deste “desafio ambiental”, e de forma didática, os federais comandaram um momento de perguntas e respostas sobre efeito estufa, meio ambiente, poluição, envolvendo todos os alunos que se mostraram animados relembrando o conhecimento aprendido em sala de aula. Quando questionados sobre quem conhecia o Parque das Dunas, muitas mãos se levantaram em resposta, e ressaltando a importância que nós cidadãos temos, a aluna Letícia Azevedo do 3° ano de informática alertou para o projeto de ampliação da Avenida Engenheiro Roberto Freire, que visa adentrar até 30 metros na Unidade de Conservação e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (Parque Estadual Dunas do Natal), uma preocupação atual da nossa realidade.

O diretor Luiz Antônio Norberto agradeceu a presença do IFRN e “aplaudiu” esta atitude de reverência à natureza. “Mais do que o ato de plantar mudas, é o cuidar. Vamos cuidar das plantas e cuidar um do outro, aproveitando este momento para refletir sobre um tema tão importante”.

Encerrando a programação na Escola Luiz Maranhão, os estudantes plantaram cerca de 10 mudas de diversos tipos, como o pau- brasil, oiti, ipê roxo, craibeira, além da distribuição de sementes de munguba.

As comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente continuaram no período da tarde, no Auditório Dominguinhos. O Professor de informática Givanaldo Rocha escolheu o tema “Reciclagem de lixo eletrônico”, e falou sobre a importância do descarte correto, a contaminação do meio ambiente através das substâncias químicas contidas no produto e como aproveitar este tipo de material.

Por fim, um mutirão de alunos realizou um plantio coletivo de mudas no bosque do Campus. Os estudantes colocaram a mão na terra e demonstraram interesse em participar ativamente dessa atividade. “Pode parecer uma ação pequena, insignificante até para alguns, mas, no futuro vamos agradecer por conviver numa área arborizada. Quando eu estiver concluindo o curso e a planta estiver grande, eu vou poder dizer: fui eu que plantei! E com muito orgulho”, declarou a aluna Isabelly Pinheiro do 1° ano de informática.

Para ver as fotos, é só acessar:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.295864177241862.1073741884.189669794527968&type=1 (Fotos na Escola Luiz Maranhão)

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.295912343903712.1073741885.189669794527968&type=1  ( Fotos no Campus Parnamirim)