Junior Achievement

Descontração e boas vendas marcam Feira de Miniempresas

Evento teve a participação de alunos de cursos técnicos e superiores de 7 campi do IFRN

Publicada em 03/07/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Estudantes comercializaram seus produtos neste sábado e domingo

Eram menos de 17h deste domingo (3) quando o grupo de alunos do Campus Caicó responsável pela Ecocase, empresa que fabrica capas protetoras para notebooks, se organizava para voltar à cidade do Seridó. Os empreendedores não escondiam a alegria de ter vendido todos os produtos que trouxeram para a XVII Feira de Miniempresas, que terminaria apenas às 21h. A Feira, promovida pela Junior Achievement, contou com a participação de 9 miniempresas formadas por alunos do IFRN, que fazem desde os cursos técnicos integrados e subsequentes até superiores de graduação. Na manhã do sábado, os estudantes participaram de uma rodada de palestras e, das 12h às 22h do sábado e das 12h às 21h do domingo tiveram a oportunidade de comercializar os seus produtos em um dos maiores centros comerciais da capital potiguar, o Natal Shopping.

Os integrantes da Sustentec, do Campus Santa Cruz, também tiveram de encerrar as vendas durante a tarde do domingo, pelo mesmo motivo: venderam todos os suportes para notebook que trouxeram para a Feira. Os 2 produtos têm outras coisas em comum, como a preocupação com o meio ambiente. O case é feito com tecidos que iriam para o lixo, enquanto o suporte usa canos de PVC para proteger melhor os computadores portáteis e dar mais conforto aos seus usuários.

A preocupação com o meio ambiente também foi essencial para a equipe do 4Device decidir o que comercializar. A empresa, do Campus Natal-Central, levou suportes de mesa para celulares construídos a partir de rolos de papel higiênico descartáveis. Outra preocupação dos empresários é com a divulgação dos produtos. A 4Device pensou em várias estratégias para atrair as vendas. Além de uma página no Facebook, foi criado um Super Rolo, uma fantasia de rolo de papel usada pelos empreendedores para chamar a atenção dos visitantes da Feira, com direito à coreografia ensaiada pelos empresários.

COMO FUNCIONAM AS MINIEMPRESAS?

Maria Luiza Moraes, da Bila Biju, do Campus João Câmara, nos explicou os passos do projeto desenvolvido pela Junior Achievement. Os estudantes passam por todas as etapas para a criação e funcionamento de uma empresa, com consultoria de voluntários do programa. "A primeira etapa e mais importante é a das ideias. Decidimos o nome, a logomarca, o produto, as metas. Todas as outras fases vão depender disso", explica. O valor que seria pago como imposto pela miniempresa é doado a organizações de caridade. Os participantes das equipes recebem salários simbólicos, mas quando se encerra o projeto, o lucro é dividido entre eles e os acionistas. "O processo é uma simulação empresarial que se encerra com a nossa certificação, que deve acontecer em setembro", completa Maria Luiza.

O IFRN foi representado ainda pelas miniempresas SoyBurguer, do Campus Currais Novos, que produz hambúrguer de soja; Like Feltros, do Campus João Câmara, com produtos feitos com feltros; Ecolife, do Campus Macau, que fabrica sabonetes especiais; Essences, com a venda de essências; e Listen to Life, do Campus São Gonçalo do Amarante, que produz um chaveiro multiuso que serve de suporte para enrolar fone de ouvido.

MAIS FEIRA!

A Feira de Miniempresas vai se repetir nos dias 16 e 17 de julho, desta vez, no Praia Shopping, também localizado em Natal-RN. O objetivo é proporcionar a estudantes do ensino médio e universitários a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um programa totalmente sem custos e acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção.