Celebração

Desafios e perspectivas futuras – O IFRN ao longo de 115 anos

Planejando e construindo um legado educacional sustentável

Publicada por Max Praxedes em 27/09/2024 Atualizada há 2 semanas, 4 dias

Em 2024, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) comemora 115 anos de uma trajetória marcada por tradição, transformação e inovação, reafirmando seu papel como referência em educação técnica e tecnológica no Brasil. Fundado em 1909 como Escola de Aprendizes Artífices, a instituição tem se adaptado às mudanças sociais e tecnológicas, expandindo-se para 22 campi e oferecendo uma ampla gama de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.

Ao longo de mais de um século, o Instituto tem sido um agente de desenvolvimento socioeconômico, promovendo a inclusão social e impactando positivamente a vida de milhares de estudantes e suas comunidades.

IFRN 115 anos - Reportagem 5 - 2

Seguindo a série especial de reportagens produzidas pelo Núcleo de Jornalismo da Diretoria Sistêmica de Comunicação Institucional em homenagem a esse marco histórico, a quinta e última publicação explora os “Desafios e perspectivas futuras”.

Adaptação e dedicação

Apesar dos muitos êxitos alcançados ao longo de sua trajetória, a instituição ainda enfrenta desafios significativos. A administração de 22 campi espalhados pelo Rio Grande do Norte exige uma gestão eficiente de recursos humanos e financeiros. Segundo Rodrigo Ricelly, pró-reitor em exercício da Pró-Reitoria de Administração (Proad), "a necessidade de mais orçamento e mais força de trabalho é constante, para que as atividades continuem sendo referência no estado e no Brasil. Procuramos trabalhar dentro da nossa realidade orçamentária, reduzindo desperdício e otimizando o quadro de trabalhadores terceirizados. Temos a missão de prestar serviço à sociedade e estamos preparados para vencer mais desafios, oferecer mais à nossa comunidade e estar à disposição de todos para servir".

A capacidade de adaptação do IFRN tem sido um fator importante para superar esses desafios. Tania Carvalho, técnica em audiovisual do Campus Natal-Central, destaca a resiliência da instituição: "Em meus 25 anos de dedicação ao IFRN, vivenciei diversas fases da instituição. Cada mudança, seja uma crise econômica ou uma alteração nas políticas educacionais, foi enfrentada com resiliência e união. A dedicação de todos, desde professores até estagiários, tem sido fundamental para mantermos a qualidade do ensino que nos caracteriza. Essa força coletiva é o que nos permite seguir em frente, sempre buscando a excelência".

Jozinaldo Julião, conhecido como “Aranha”, começou sua trajetória no IFRN em 1995, quando a instituição ainda era conhecida como Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (Etfrn). Desde então, são 29 anos de sua vida acompanhando de perto as transformações pelas quais a instituição passou: "Me sinto honrado por ter acompanhado o Instituto em suas três fases, começando na Etfrn, que depois se tornou Cefet e, posteriormente, IFRN", relembra o colaborador. Em 2008, Jozinaldo teve a oportunidade de retornar a sua cidade natal, Currais Novos, onde continua prestando serviços à comunidade acadêmica, atendendo diariamente estudantes, servidores e outros colaboradores: "Tenho muito orgulho de fazer parte do IFRN, hoje no Campus Currais Novos, e pretendo continuar oferecendo o melhor serviço para todos", afirmou, destacando a importância da qualificação para atender pessoas com necessidades especiais, uma prática que ele considera um aprendizado constante ao longo de sua jornada na instituição.

IFRN 115 anos - Reportagem 5 - 1

Inclusão e fortalecimento

Olhando para o futuro, o IFRN está comprometido em continuar sua trajetória de inovação e melhoria contínua. A internacionalização, a inclusão digital e o fortalecimento da pesquisa e da extensão são algumas das prioridades para os próximos anos. A instituição tem se dedicado a preparar seus estudantes para os desafios de um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, implementando novas tecnologias educacionais e ampliando suas parcerias internacionais.

“A inclusão digital é uma prioridade, garantindo que cada estudante tenha acesso às ferramentas necessárias para sua formação. Além disso, o fortalecimento dos programas de pesquisa é essencial para incentivar a inovação e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que possam beneficiar a sociedade como um todo”, ressaltou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Avelino Neto.

IFRN 115 anos - Reportagem 5 - 3

Gestão e perspectivas

Ao longo de seus 115 anos, o IFRN consolidou-se como uma instituição de referência na educação técnica e superior do país. Com um olhar voltado para o futuro e um compromisso contínuo com a qualidade e a inclusão, o Instituto continua a transformar vidas e a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região.

“Os desafios que enfrentamos são grandes, mas as perspectivas para o futuro são ainda maiores. Acreditamos que, ao investir em inovação, inclusão e na formação contínua de nossos estudantes e servidores, estaremos preparados para superar qualquer obstáculo que surja. O IFRN tem uma história de sucesso, mas não podemos descansar sobre ela. Precisamos continuar trabalhando de forma estratégica para expandir nosso alcance, consolidar nossas parcerias e adaptar nossas práticas ao mundo em constante mudança. Nosso compromisso é manter o IFRN como uma referência de excelência, inclusividade e transformação social nos próximos anos,” afirmou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

IFRN 115 anos (2024)

IFRN 115 anos Tradição Transformação Inovação Desafios