Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

Delegação do IFRN se apresenta durante evento em Brasília

Encontro reuniu várias instituições do país

Publicada por Cecilia Melo em 04/12/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

Estudantes e servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) representaram a instituição na 4° Edição da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT). O evento ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de novembro em Brasília, e o IFRN esteve representado em quatro projetos nos estandes expositivos e em uma mesa de debates.

Para o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli, o evento foi um momento importante para apresentar os frutos do avanço da educação no país: “É um momento onde os expositores e a população vão ter oportunidade de compartilhar experiências e iniciativas com os demais, e fazer o aprimoramento dos seus projetos, das suas ideias. Mas, sobretudo, eu acho que é um momento de visibilidade para que a sociedade reconheça na educação profissional e tecnológica uma forma de alicerçar a questão da melhoria da qualidade de vida”, disse.

Delegação do IFRN se apresenta durante evento em Brasília

Projetos apresentados

O Instituto teve quatro projetos selecionados para expor nos estandes da SNEPT, e os estudantes que participaram dos projetos contaram sobre suas apresentações:

  • Projeto: “Síntese de um bio antioxidante derivado do líquido da Castanha de Caju para o Biodiesel” - Campus Apodi

Segundo o estudante Emerson Felipe: “Meu trabalho é sobre a síntese de um bio antioxidante derivado do líquido da castanha de caju para ser aplicado no biodiesel. Esse antioxidante ele vai ser aplicado no biodiesel para minimizar oxidação que ele causa”.

Emerson Felipe - Delegação do IFRN se apresenta durante evento em Brasília
  • Projeto: “Queijo pigmentado com corante roxo natural de Eugenia gracillima Kiaersk” - Campus Paus dos Ferros

O estudante Ryan Ícaro apresenta o projeto: “É sobre um queijo, tipo queijo do reino, em que nele foi aplicado um corante de uma espécie denominado de ‘Eugenia gracillima Kiaersk’ que é popularmente conhecida como Murta, e o objetivo deste trabalho foi explorar as características dessa fruta na aplicação alimentícia. Outro objetivo foi agregar o valor final do produto, que seria no caso o queijo, e fazer a disseminação dessa espécie nativa do Brasil”.

Ryan Ícaro - Delegação do IFRN se apresenta durante evento em Brasília
  • Projeto: “Descobrindo Minérios: Uma jornada interativa com realidade aumentada” - Campus Natal-Central

A estudante de Geologia, Emily Silveira, contou sobre o meio de atuação do projeto: “A gente ainda está em um processo de desenvolvimento, mas é um projeto que visa ajudar os estudantes do Ensino Fundamental a conhecer um pouco melhor os elementos químicos através da realidade aumentada”, disse.

Emily Silveira - Delegação do IFRN se apresenta durante evento em Brasília
  • Projeto: “Jogos, comida e sociologia: promovendo a alimentação adequada e saudável com adolescentes em escolas” - Campus Ceará Mirim

Para Maria Vitória, a SNEPT agregou novas propostas para o seu trabalho: “O projeto visa levar a alimentação saudável, por meio de jogos, para as escolas públicas de Ceará-Mirim. No evento eu conheci mais sobre as culturas que falam nos meus jogos, e diversos outros alimentos além dos que já estão no projeto, e isso já fica para outros para outros passos do projeto também”.

Maria Vitória - Delegação do IFRN se apresenta durante evento em Brasília

Mesa sobre política nacional

Além da apresentação nos estandes, o Instituto se fez presente na Mesa sobre Política Nacional de formação de profissionais para a EPT. A coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Campus Natal Zona-Leste e Presidente do Fórum Nacional da UAB, Edneide Bezerra, compôs a mesa e contou como foi o debate:

“Então a nossa discussão foi muito nesse sentido: da importância estratégica da educação à distância para que a gente possa chegar aos lugares mais distantes desse país. A educação à distância com qualidade e socialmente referenciada, chegando a mais de 40 instituições, a mais de 300 polos. Eu acho que pensar a educação pública de qualidade socialmente referenciada para a partir dela, via Universidade Aberta do Brasil, a gente poder pensar a formação de professores para educação profissional e tecnológica”, informou Bezerra.

Mesa - Delegação do IFRN se apresenta durante evento em Brasília

O evento

A Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica é uma ação organizada pelo Ministério da Educação (MEC) que tem o objetivo de divulgar a educação profissional e tecnológica, a fim de ampliar o seu reconhecimento social e a sua atratividade.

Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica Projetos de Ensino Evento

Notícias relacionadas