Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Jogos dos Institutos Federais

Delegação do IFRN inicia jornada nos JIFs Nordeste mostrando sua força

Etapa, que acontece em São Luís, no Maranhão, reúne cerca de 1.300 estudantes-atletas em cinco dias de disputas

Publicada por Jose Nascimento em 30/09/2025 Atualizada em 30 de Setembro de 2025 às 21:26

As competições da Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais 2025, iniciadas nesta terça-feira, 30/9, marcaram o primeiro dia de disputas para as equipes masculinas e femininas do IFRN. As modalidades Atletismo, Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei, Vôlei de Areia e Xadrez movimentaram estudantes-atletas em diferentes espaços de São Luís (MA), numa jornada intensa e diversificada para a delegação potiguar.

A abertura oficial, realizada no fim da tarde da segunda, 29/9, não contou com o desfile da delegação do Rio Grande do Norte, que teve contratempos no deslocamento e só chegou no início da noite à cidade.

Atletismo

Com as provas sendo realizadas no Núcleo de Esportes da Universidade Federal do Maranhão, o IFRN levou cinco medalhas de ouro, dez medalhas de prata e três medalhas de bronze, incluindo uma prata e um bronze no peso masculino, dentro das disputas do Festival Paralímpico. A modalidade tem suas últimas disputas marcadas para a manhã desta quarta, 1º de outubro.

Basquete

Sob um ritmo intenso e sob o calor de São Luís, as equipes feminina e masculina do Basquete entraram em quadra com disposição à vitória. O ânimo, a dedicação, a capacidade técnica e o apoio da torcida trouxeram essas vitórias. Com placar 45 a 31, o time masculino do IFRN venceu o Instituto Federal Baiano; as meninas, contra o Instituto Federal do Ceará, venceram por 34x11

Futsal

No organizado Ginásio Georgiana Pflueger, as equipes do Futsal – as meninas pela manhã e os meninos à tarde – disputaram suas primeiras partidas. Ambas vitoriosas. Enquanto o masculino venceu por 3x0, ganhando do Instituto Federal da Alagoas, a equipe feminina – no confronto com o Instituto Federal do Ceará – levou a melhor, com o placar de 4 a 3.

Handebol

Ainda pela manhã, o Handebol feminino fez sua estreia. No fim da tarde, a equipe masculina de Handebol também estreou. Nas duas oportunidades, o empenho, a comunicação e o foco superaram a expectativa e as equipes também venceram os institutos oponentes: IFRN 22 x 9 Instituto Federal do Ceará no masculino e IFRN 25 x 6 Instituto Federal da Alagoas no feminino.

Vôlei

Enfrentando as delegações masculina e feminina do mesmo Instituto, o Vôlei do IFRN obteve o mesmo resultado nas duas partidas: dois sets a zero, contra as equipes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Também foram os mesmos o empenho de cada atleta e a animação da torcida.

Vôlei de Areia

Com suas disputas já no cair da tarde, o Vôlei de Areia teve, contra o Instituto Federal do Ceará e os donos da casa, o Instituto Federal do Maranhão, suas primeiras disputas. Às 17h, o time masculino perdeu para o IFMA por dois sets a zero; às 17h45, as meninas venceram o IFCE, também por dois sets a zero.

Xadrez

Muita concentração e estratégia definiram as primeiras partidas individuais do Xadrez, que duraram tarde e noite, encerrando por volta das 19h30. Tanta dedicação valeu a pena. O IFRN levou, após cinco rodadas, o primeiro e o segundo lugar, tanto no feminino quanto no masculino.

Avaliação

Para a comissão técnica, o saldo do primeiro dia foi positivo: Renier Dantas, técnico do basquete e chefe da delegação do Rio Grande do Norte, destacou a importância do evento para a formação dos estudantes. “Preparamos nossas equipes para este momento. De todo o Rio Grande do Norte há atletas com chance de pódio aqui em São Luís. Mas, mais do que o resultado, a gente quer, nos JIFs, reforçar a ideia de que competições são ferramentas de educação, que ensina sobre disciplina, trabalho em equipe e superação”, disse.

Acompanhando os jogos, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho – que é professor de Educação Física – demonstrou grande entusiasmo: “Os JIFs são mais do que uma competição: são uma oportunidade de integração, de vivência coletiva e de aprendizado que fortalece o nosso papel educativo. Estar aqui, acompanhando nossos estudantes, é ver, na prática, como o esporte forma cidadãs e cidadãos comprometidos com respeito e espírito de equipe. Ao mesmo tempo, os Jogos reafirmam a força da Rede Federal como espaço de inclusão, formação integral e transformação social”, declarou.

Programação

A Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF Nordeste) acontece em diferentes praças esportivas de São Luís. As provas das doze modalidades em disputa – Atletismo, Badminton, Basquete, Futebol, Futsal, Handebol, Judô, Natação, Tênis de mesa, Vôlei de praia, Voleibol e Xadrez – estão distribuídas entre ginásios, estádios e arenas da capital maranhense.

A programação prevê rodadas diárias, com início às 8h, envolvendo tanto fases classificatórias quanto semifinais e finais.

Mais informações

Palavras-chave:
Nordeste Maranhão Jogos dos Institutos Federais JIFs