PDI
Definidas novas datas do calendário de trabalho
Comissão local tem até o dia 11 de julho para enviar contribuições
Publicada em 03/07/2014 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
O calendário de atividades para a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRN foi revisado e novas datas foram definidas. As comissões locais terão até o dia 11 de julho para sistematizar e enviar suas contribuições.
As demais datas do cronograma também foram modificadas. As comissões temáticas terão até o dia primeiro de agosto para finalizar as minutas do documento. Já as plenárias de conclusão final do PDI, que estavam marcadas para os dias 7 e 15 de julho, acontecerão nos dias 11 e 12 de agosto. No período de 13 de agosto a 11 de setembro será realizada a revisão textual do documento, que será apreciado pelo Conselho Superior do Instituto em reunião extraordinária no dia 26 de setembro.
As revisões no calendário foram definidas em reunião na última terça-feira (1º), realizada com membros das comissões temáticas e central, na Reitoria do IFRN. O objetivo principal era discutir os trabalhos realizados até agora na construção do PDI. "O princípio de construção do nosso Plano é democrático e teve início com a abertura à participação de toda comunidade acadêmica pelo Suap. Levando em consideração que algumas das comissões locais enfrentaram dificuldades para consolidar as contribuições de seus campi, decidimos estipular novos prazos", explicou Wyllys Abel Farkat, pró-reitor de Planejamento Institucional e presidente da comissão central.
Wyllys fez questão de frisar a importância da contribuição de todas as comissões locais, uma vez que esta é a oportunidade de ver as demandas e realidades dos campi contempladas no documento que define as diretrizes de planejamento da Instituição, o PDI. Informações como previsão de novos cursos, de investimento em assistência estudantil e de recursos para projetos devem estar contemplados no documento. "Precisamos traduzir de forma objetiva qual a função social e os valores da nossa Instituição", complementou o pró-reitor.
Foi marcada uma reunião para o dia 21 de julho, com os membros das comissões temáticas e central, a fim de discutir a sistematização final da estrutura do documento e as proposições de metas e indicadores para o planejamento estratégico. Haverá também uma reunião entre membros da comissão logística operacional e os responsáveis de cada comissão temática pela redação da minuta do PDI. O objetivo do encontro, que terá ainda data confirmada, é passar as principais orientações quanto à unidade de escrita dos textos. A reunião será coordenada pela professora e revisora Nadir Arruda Skeete.
Na reunião da terça-feira (1º), houve um momento para que os presidentes das comissões temáticas avaliassem o andamento dos trabalhos de suas comissões. A conclusão foi que os trabalhos estão bem adiantados e que as contribuições da comunidade acadêmica revelam o sentimento das pessoas quanto às necessidades do desenvolvimento institucional.
O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento exigido pelo decreto 5773/2006 e nele, entre outras informações, está descrita a atuação da Instituição. É um plano de gestão que considera a identidade da instituição para o estabelecimento dos objetivos e metas estratégicas. A base do PDI que começa a ser elaborado este ano de 2014 e terá vigor até 2018 é o documento homologado em 2009, vigente até junho deste ano.
Acesse o novo calendário de atividades.