Pesquisa e Inovação

Defesa pela educação marca lançamento de livros da Editora IFRN

Autores, coautores e organizadores apresentaram à comunidade as obras editadas em 2018

Publicada em 27/05/2019 Atualizada há 1 ano

Autores tiveram a oportunidade de expor os seus livros. Foto: Thuan Duarte

Com o auditório do Campus Natal-Cidade Alta lotado, a Editora IFRN realizou na tarde desta sexta-feira (24) o lançamento das obras produzidas em 2018. Com a presença dos autores, coautores e organizadores das 21 obras editadas, o evento foi marcado por falas de defesa da educação proferidas pelo reitor Wyllys Farkatt Tabosa e pelo presidente da Academina Norte-Riograndense de Letras, Diógenes da Cunha Lima. A cerimônia contou ainda com a presença de convidados dos autores, do diretor-geral do Campus, professor Carlos Eduardo Campos Freire, e da senadora Zenaide Maia.

Diógenes da Cunha Lima falou sobre a história da Academia e do trabalho desenvolvido por potiguares como Nísia Floresta, descrita por ele como feminista e emancipadora, Selma Pereira, folclorista, e Veríssimo de Melo, a quem chamou de homem com talento superior. "Nesse momento em que nossa educação sofre abandono, é hora de uma luta em nome e a favor da educação nacional e esse Instituto está fazendo um importante trabalho", frisou Diógenes, que lançou o livro Alfabeto Ecológico, junto ao amigo Roberto Lima, também presenta ao lançamento. O livro conta com músicas infantis que foram interpretadas pelo Coral Infantil do IFRN, coordenado pela professor Lourdinha Lima, no início da cerimônia.

O reitor Wyllys Farkatt Tabosa deu ênfase às obras publicadas como uma mostra da produção intelectual dos servidores do IFRN e do estado. "Essa é uma Instituição que mostra a capacidade que tem o povo do Rio Grande do Norte. Instituição plural, da diversidade. Instituição que respeita a sustentabilidade. Convido todos a conhecerem o IFRN, para perceberem que com a educação a gente não brinca, a gente fala sério", proferiu.

O lançamento contou também com a fala da pedagoga Maria das Graças Baracho, que lanlou o livro "Formação profissional para o mundo do trabalho", pela série Professus Litteratus. A série busca destacar a contribuição dos servidores do IFRN para o desenvolvimento da educação no estado. O servidor Auridan Dantas também apresentou à comunidade seu livro "E apois, quem diabo se importa?", lançado pela Editora Ideia.

A solenidade teve início às 17h e foi seguida por momento de autógrafos por parte dos autores. Durante toda a tarde, a comunidade participou de ações relacionadas aos temas das publicações, com uma série de apresentações culturais. De acordo com Kadydja Karla, coordenadora da Editora, o formato teve o objetivo de aproximar mais estudantes, servidores e visitantes das obras editadas. O evento contou com a entrega de uma menção de elogio a toda a equipe da Editora. "As linhas que foram escritas e agora serão lidas por pessoas em todo o mundo passaram pelas mãos de vocês", destacou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Márcio Azevedo.

Acesse:

Catálogo de livros editados em 2018