Desafios da inovação em saúde será tema de conferência em Natal

Evento acontece de 30 de outubro a 1° de novembro no hotel Holliday Inn Natal-RN

Publicada em 17/10/2018 Atualizada há 1 ano

No final do mês de outubro, Natal se transformará na capital mundial da inovação em saúde. Alguns dos principais nomes da área estarão reunidos na capital potiguar para participar da II Conferência Internacional de Inovação em Saúde, promovida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – Lais/UFRN com apoio do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi) e da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern).

A Conferência acontecerá entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, no Hotel Holiday-inn. O evento contará com a participação de representantes das principais instituições de pesquisa do mundo, como Harvard e MIT (EUA), Universidade de Lorraine (França) e Universidade de Atabasca (Canadá). Representantes do Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, ABIMO e da indústria farmacêutica também estarão presentes para debaterem o tema central da Conferência, que será “Desafios para os países em Desenvolvimento”. A expectativa da organização é reunir mais de 600 pessoas.

Durante os três dias de evento, acontecerão palestras, mesas-redondas, denominadas cafés com ideais, abordando temas diversos, como “A agenda de Desenvolvimento, Inovação e Saúde no contexto do Complexo Econômico Industrial da Saúde”, que será debatido pelo coordenador das Ações de Prospecções da Fiocruz, Carlos Gadelha.

Outra palestra que será proferida durante a Conferência será “A inovação na Educação Mediada por Tecnologias: o que está acontecendo pelo mundo”, com Marci Powell, com a consultora de aprendizagem digital e coordenador do Projeto Virtually Inspired. Durante sua fala, Powell compartilhará um pouco de sua experiência com as melhores práticas na educação a distância e aprendizagem digital.

Também já estão confirmados os nomes do presidente do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, Caio Magri, e da editora de ciências de “O Público”, portal de notícias de Portugal, Tereza Firmino.

Pré-evento

Antes mesmo de iniciar oficialmente, a II Conferência Internacional de Inovação em Saúde terá uma programação bastante extensa. No dia 29 está programado o I Seminário de Compartilhamento e Avaliação do Apoio à Pesquisa e Intervenção do Projeto “Sífilis Não”. Já no dia 30, durante todo o dia e antes da abertura oficial, acontecerão os simpósios satélites “Pesquisa e Inovação na Rede EBSERH: perspectivas e desafios” e “Learning Analytics” e a Gestão do Conhecimento, além das apresentações de trabalhos orais aprovados pela comissão científica do evento.

Nomes confirmados

Zachhary J. Ward - Analista do Centro para Ciência Decisória em Saúde (CHDS) na Escola de Saúde Pública T.H.Chan da Universidade de Harvard, EUA.

Gabriel Listovsky - Coordenador Regional do Campus Virtual da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

Constance Blomgren (Canadá) - Professora da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Atabasca

Eduardo Mario Dias - Coordenador Geral do Grupo de Gestão em Automação e T.I. (GAESI) da Universidade de São Paulo – USP

Carlos Rosales Echevarria - Coordenador do Programa Mais Médicos na OPAS/OMS

Hazen P. Ham - Diretor Executivo Global Pediatric Education Corsortium (GPEC)

Ruy Baumer - Diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo FIESP / Presidente da Baumer S.A.

Eventos paralelos, Palestras e Cafés

Simpósio Satélite – “Learning Analytics” e a Gestão do Conhecimento

Simpósio Satélite – Doenças Negligenciadas e Tecnologias

Oficina de Recursos Educacionais Abertos e Curadoria em Saúde