Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Centro Vocacional Tecnológico Espacial

CVT Espacial leva Planetário à Secitex

Projeto de extensão e pesquisa do Campus Parnamirim contabilizou centenas de visitantes no evento

Publicada por Jose Nascimento em 16/10/2025 Atualizada em 16 de Outubro de 2025 às 15:00

A VIIª Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) do IFRN contou com a participação de um projeto de extensão e pesquisa do Campus Parnamirim. O projeto, sob responsabilidade do Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT Espacial) do Campus de levou planetário para o evento - realizado no Campus Zona Norte - e atraiu mais de 600 visitantes durante os três dias de suas atividades.

Planetário na Secitex

Durante o evento, o planetário do CVT Espacial ofereceu duas apresentações distintas: "Nosso Planeta", que demonstra de modo imersivo o funcionamento do universo, e outra que associa o espaço ao cotidiano. O objetivo central das apresentações é desmistificar a ciência e as tecnologias aeroespaciais para o público jovem.

"A Secitex é o maior evento acadêmico-científico e cultural do IFRN. Assim, a presença do planetário do CVT aqui é fundamental para a difusão do conhecimento e o despertar vocacional para as ciências espaciais. A Astronomia e a Astronáutica, temas centrais do Centro, oferecem uma ponte entre o público e o tema da Semana, que é a 'Cultura Oceânica', estimulando o conhecimento, a criatividade e a colaboração intelectual”, disse o professor Givanaldo Rocha, um dos coordenadores do Centro.

Foto de Lucas Mateus
Foto de Lucas Mateus

Alcance e parcerias

Com atuação desde 2018, o CVT Espacial do Campus Parnamirim é fruto de uma parceria com o próprio Campus, a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e a Agência Espacial Brasileira.

Atualmente, 23 estudantes dos cursos técnicos integrados de Mecatrônica e Informática atuam nas atividades, sob a coordenação de seis docentes. O grupo se destaca por resultados positivos, como a contribuição para que o Rio Grande do Norte obtivesse o maior número de inscrições na Olimpíada Brasileira de Satélite em 2025. Em seu histórico, o projeto já atendeu 11.800 pessoas em atividades no Campus Parnamirim e outras 22 mil e eventos externos, somando mais de 30.000 visitantes. Além disso, o Centro já formou 40 monitores e participa ativamente de eventos de importância acadêmica nacional.

Impactos

O projeto tem mostrado poder e impacto transformadores no cotidiano de estudantes participantes. Ana Rafaela Ferreira, aluna de Informática do Campus Parnamirim e integrante do projeto há mais de dois anos, reforça os benefícios: “Os conhecimentos do projeto me ajudaram em sala de aula. Melhorei muito o meu desempenho nas disciplinas. Além disso, também consegui perceber o que eu quero para a minha vida em termos profissionais e consegui ter independência financeira e responsabilidade. O projeto mudou muito a minha vida.”

Givanaldo, por sua vez, ainda destacou a satisfação em observar a mudança na vida dos jovens: “Muito gratificante participar de projetos que impactam a vida de tantas pessoas”. O professor destaca ainda que, assim como Ana Rafaela e o estudante Gabriel, membro do grupo que atualmente cursa graduação na UFRN e foi contemplado com uma semana na Space Camp da Nasa, muitos outros são transformados positivamente pelo projeto.

Foto de Lucas Mateus
Foto de Lucas Mateus

Formação

Além do planetário, o Centro oferta diversas atividades para o público, incluindo:

  • Realidade aumentada;
  • Prática de expansão do universo;
  • Observação com telescópios e lunetas;
  • Sphero Bolt (robôs em forma de esfera);
  • Lançamento de foguete;
  • Construção de rover (carros autônomos); e
  • Construção de pico satélites.

Há também a formação para docentes das redes estadual e municipal, nomeada “Guia Espacial”, que auxilia no ensino das ciências e matemática.

Texto de Ana Cirne, professora e coordenadora de Comunicação do Campus Canguaretama; imagens de Lucas Mateus.

Palavras-chave:
Centro Vocacional Tecnológico Espacial CVT Espacial Secitex Campus Parnamirim