Campus João Câmara

Curso Superior de Energias Renováveis é avaliado com conceito 4 pelo MEC

Visita dos avaliadores aconteceu no mês de agosto de 2014.

Publicada em 02/09/2014 Atualizada há 1 ano

O Curso de Tecnologia em Energias Renováveis do Campus João Câmara passou pelo processo de reconhecimento do MEC durante o mês de agosto, sendo avaliado com o Conceito 4. Durante todo o período da visita, os avaliadores foram acompanhados pelo Diretor Acadêmico Renier Cavalcanti Dantas e Alexandro Vladno da Rocha, coordenador do curso. Nos três dias de avaliação foram realizadas reuniões com os alunos e professores, além de análise da infraestrutura do Campus.

Segundo o Coordenador do Curso, Alexandro Vladno da Rocha, "as notas de uma forma geral foram muito boas.” Na dimensão da organização didático-pedagógica e na de Infraestrutura, o curso obteve nota 4,5, já na dimensão do Corpo Docente o curso alcançou nota 3,8 e em diversos outros itens foi avaliado com a nota máxima (5,0). Todas essas notas proporcionaram uma média final de 4,3, que resulta em uma nota final 4. Na avaliação do professor Alexandro, esta nota é excelente para um curso que está no início.

O professor Thiago Araújo afirma que era visível como “o corpo docente, os técnicos administrativos, a direção e até os alunos estavam empenhados pelo sucesso do curso. Houve um empenho coletivo para fazer acontecer, objetivando a excelência. Agora obtivemos um feedback oficial do MEC bastante positivo. Foi muito gratificante fazer parte dessa história, desse resultado." O aluno, Davyson Silva Maximiano, do terceiro semestre do curso, também ressalta a importância de participar desse momento importante para o curso "ter a oportunidade de fazer parte dessa história é, sem dúvidas, o melhor de nossas conquistas”.

A primeira turma do curso teve início no período letivo de 2012.1 e teve como objetivo principal para sua criação a formação de profissionais especializados para atuar na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica provenientes das fontes de energia eólica, solar e de pequenas centrais hidrelétricas. Assim, busca atender às necessidades crescentes do mercado brasileiro, inserido no contexto sócio-regional.