Capacitação
Curso simula abandono de prédio para formação de brigada de incêndio
Turma da Reitoria finalizou atividades hoje (18). Já foram formadas pelo curso 136 pessoas
Publicada em 18/05/2016 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
A Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (COASS), vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas do IFRN (DIGPE), promoveu, de segunda (16) a hoje (18), a terceira turma de Capacitação de Brigadistas de Incêndio. O curso foi realizado no auditório da Reitoria. Como treinamento da capacitação, na terça-feira (17), foi realizada uma simulação de evacuação de prédio. Às 10h, foi tocada a sirene de alerta de incêndio e os servidores (efetivos e terceirizados), os estagiários e bolsistas se dirigiram até a entrada da Reitoria, onde a equipe instrutora do curso os aguardava com as informações sobre a ação. O prédio foi evacuado em 3 minutos por cerca de 180 pessoas, segundo Ricardo Luiz Machado, engenheiro de segurança do trabalho e um dos responsáveis pelo curso.
O objetivo da capacitação é treinar servidores e representantes de alunos para compor uma brigada de incêndio em cada unidade do Instituto. A fim de cumprir essa proposta, além dos cursos, foram formadas comissões em 16 campi (João Câmara; São Paulo do Potengi; Canguaretama; Ceará-Mirim; Natal-Zona Norte; Mossoró; Macau; Apodi; Nova Cruz; Santa Cruz; Natal-Central; Caicó; Natal-Cidade Alta; Currais Novos; Pau dos Ferros e Parelhos), além da Reitoria. As formação das comissões foi aprovada pela Resolução 17/2015 do Conselho Superior do IFRN (CONSUP).
Foram formadas pela Capacitação de Brigadistas de Incêndio 136 pessoas. O curso possui carga horária de 20 horas, divididas entre teoria do fogo, sistemas preventivos e prática de combate a princípios de incêndio, teoria e prática de primeiros socorros, funcionamento da brigada e simulação de abandono de edificações.
- Palavras-chave:
- servidores