Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

RECONHECIMENTO

Química e Física são conceito 4 em avaliação do MEC

Licenciatura dos Campi Santa Cruz e Currais Novos são bem avaliadas em processo de Renovação de Reconhecimento

Publicada em 23/05/2018 Atualizada há 1 ano

O processo de Renovação e Reconhecimento dos cursos de Licenciatura em Física do Campus Santa Cruz e de Química do Campus Currais Novos classificou os cursos com conceito 4 em avaliação do Ministério da Educação (MEC), em uma escala que vai de 1 a 5. 

As notas do curso de Física foram de 4,75 para a organização didático-pedagógica; 4,55 para o corpo docente e tutorial; e 3,80 para infraestrutura. A avaliação foi feita a partir de submissão de documentos para a comissão avaliadora, reuniões com membros da gestão, coordenador do curso, docentes e discentes, e visita às instalações físicas. Já o curso de Química teve notas de 4,15 para organização didático-pedagógica; 4,42 para corpo docente e tutorial; e 4,09 para infraestrutura. As avaliações também foram realizadas a partir de análise de documentos fornecidos pelo curso e visita in loco. 

Os cursos

Antes da formação do curso de Licenciatura em Física em Santa Cruz, via-se uma necessidade na região da mesorregião de professores de física com formação superior para ensino na educação básica pública. O curso é oferecido no turno noturno e em modalidade presencial e começou a ser ofertado no ano de 2012. Sua matriz curricular está organizada por disciplinas em regime de créditos, com período semestral, com 2.070 horas destinadas à formação do licenciado em Física, 1.000 horas de prática profissional e outras 139 horas voltadas a seminários curriculares, o que totaliza 3.209 horas. 

"A atual coordenação está à frente do curso desde junho de 2017 e desde então realizou um trabalho em conjunto com toda a gestão do campus, professores, técnicos administrativos, alunos e terceirizados para promover melhorias no curso e desenvolver programas que pudessem contribuir com o desenvolvimento acadêmico", explica o professor coordenador do curso de Licenciatura em Física Roney Melo a respeito do trabalho que gerou esse resultado. "O conceito obtido é resultado de um esforço conjunto e de muita dedicação na condução do processo desde o início da atual gestão", comemora o professor.

Já o curso de Licenciatura em Química em Currais Novos começou em 2008. A primeira turma se formou em 2013 e até então 60 alunos já foram formados, entre os professores, sete estão em regime de trabalho exclusivo, sendo seis deles doutores e um mestre. Durante a visita, foram verificadas as informações referentes ao corpo docente (formação, tempo de experiência, produção acadêmico-científica e jornada de trabalho), que subsidiaram as entrevistas com docentes e discentes do Curso e, que compuseram o Cronograma da Avaliação que foi encaminhado antecipadamente para o Procurador Institucional e o Coordenador do Curso.

 

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas