Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Sonhos entre costuras

Curso de Design de Moda amplia possibilidades da indústria têxtil no Seridó

Ofertado pelo Campus Caicó do IFRN, curso foi avaliado com conceito 5 pelo MEC

Publicada em 09/04/2019 Atualizada há 1 ano

Bottini: "tendências geram demanda de profissionais com conhecimentos de moda"; foto: Simone Pereira

Com o objetivo de suprir a demanda de profissionais qualificados e especializados na área da moda no Rio Grande do Norte, o Campus Caicó do IFRN oferta desde 2016 o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, na modalidade presencial. Com duração de três anos, a graduação terá sua primeira turma colando grau ainda no primeiro semestre de 2019. Nesta terça-feira (26), o Ministério da Educação e Cultura (MEC) atribuiu Conceito 5 ao curso, que, hoje, tem 120 alunos matriculados. A nota máxima comprova, segundo a diretora de Avaliação e Regulação do Ensino do IFRN, Tarcimária Gomes, a excelência na oferta.

O curso, estabelecido em Caicó, um dos 22 campi do IFRN pelo estado, atende a uma demanda da região, que possui uma forte presença do mercado têxtil e de confecção. Dados estatísticos de 2015 configuram a região do Seridó como um polo com 460 empresas, que geravam à época mais de 20 mil empregos diretos, podendo chegar à produção de 150 mil peças por dia.

"A importância da oferta na região do Seridó do Rio Grande do Norte se dá porque ela configura um polo de confecções para vestuário. O Seridó potiguar é o segundo polo do Brasil em fabricação de bonés, e, por esse motivo, a criação de produtos e entendimento das tendências gera demanda de profissionais com conhecimentos de moda”, disse Edson Bottini, coordenador do curso. 

Segundo dados da secretaria do curso, grande parte dos alunos são microempreendedores individuais (MEI), já possuindo seus próprios ateliês em Caicó ou cidades da região. A adesão de estudantes seridoenses é tida como satisfatória, sendo que 70% são egressos de cursos técnicos subsequentes, integrados ao ensino médio e do Programa Mulheres Mil, que oferece capacitação em costura para mulheres em vulnerabilidade social, proporcionando a elas uma melhor qualificação ou outra oportunidade de vida. O curso de Design de Moda também possui estudantes vindos dos estados de São Paulo, Pernambuco, Ceará e Paraíba. 

Incentivo

“O tempo todo somos incentivados a desenvolver nossa criatividade, dar o melhor que temos para obter o que o mundo da moda tem a nos oferecer”, conta Jarlene dos Santos, 54, aluna do sexto período da graduação. Ela conta que escolheu ingressar no IFRN porque já trabalhava na área de confecção: “o curso de Design de Moda veio para aprimorar meus conhecimentos em relação ao processo criativo, desenvolver e planejar melhor meu negócio”. Jarlene afirma que, agora, tem uma visão ampla de como o ramo funciona, e, por esta razão, ela tem um melhor desempenho em seu campo de trabalho.

Edson aponta a participação em Colóquios no Brasil e no exterior (São Paulo, Espanha, Portugal), e em eventos internos, com a presença de profissionais da área para ministrar palestras que mostram a necessidade de profissionais na mercado, como grandes responsáveis pelo estímulo aos estudantes. Jarlene relembra a oportunidade que teve, junto a outros três colegas, durante sua formação: “tivemos o privilégio de participar do Concurso dos Novos, no Dragão Fashion Brasil (DFB) Festival 2018, em Fortaleza/CE, que foi, para nós, um enorme enriquecimento em matéria de aprendizado”, completa. O DFB Festival equilibra, em iguais proporções, programações de moda, formação, shows e gastronomia. 

Esse foi um dos pontos destacados pelos avaliadores do MEC para proporcionar o conceito máximo ao curso: "verificou-se o comprometimento com a interdisciplinaridade, a contextualização, com o desenvolvimento do espírito crítico-científico e com a formação de sujeitos autônomos e cidadãos. O corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores, comprometidos com as atividades e propósitos do curso" (trecho do relatório de avaliação).

Experiência

O coordenador revela que muitas empresas do ramo da moda, de médio e grande porte, demonstram interesse em contratar os graduandos para bolsas e estágios. Alysson Barros, 20, aluno do terceiro período, optou pelo curso por já ter embasamento na área, porque concluiu o técnico integrado em Vestuário, ofertado, também, pelo Campus Caicó. “Já tive experiências como bolsista de laboratórios da área de vestuário, fiz um estágio em uma fábrica, e, atualmente, participo como professor no programa Mulheres Mil”, relata.

“A equipe de professores do curso está sempre aberta a nos ajudar com projetos e pesquisas, além da troca de experiências que eles fazem, nos mostrando um pouco do mercado de trabalho e incentivando as várias possibilidades de atuação, a partir do que escutamos deles” fala Iara Tavares, 25, que é concluinte do curso, assim como Jarlene.  "Participei, durante dois anos, do Núcleo de Extensão e Prática Profissional (NEPP) de Design de Moda, primeiro fazendo uma pesquisa sobre os perfis de consumo e os desdobramentos de macrotendências globais na cidade de Caicó e, depois, além de auxiliar no processo de desenvolvimento de uma coleção de moda, costurada em parceria com o programa Mulheres Mil, fui responsável pela equipe que implantou as redes sociais do NEPP. Também tive a oportunidade de escrever e apresentar artigos científicos em duas edições do Colóquio de Moda”, conclui.

Preparação para o mundo de trabalho

Os estudantes formados no curso superior de Design de Moda do IFRN estão aptos para trabalhar em fabricação, desenvolvimento de coleção com suas modelagens (incluindo desenhos em CAD) com as respectivas fichas técnicas, produção em desfiles, decoração de vitrines, marketing (com conhecimento de folders), fotografia, desenvolvimento e gestão de produtos com respectivas embalagens. “Estão preparados para serem profissionais da moda desde a criação dos looks e acessórios, fabricação, até merchandising”, declara Edson.

“Sinto-me preparada para o mercado de trabalho, e pretendo realizar meu sonho: ter meu próprio ateliê, fazendo o que eu mais gosto, que é transformar um desejo de alguém em realidade” diz Jarlene. Já Alysson visa à carreira acadêmica: “quero muito atuar como designer, mais voltado para a área de modelagem, e também tenho vontade de me tornar professor”, conta. Assim como ele, Iara diz que gostaria de trabalhar com pesquisa de tendências ou produção de moda quando se formar para, depois, especializar-se e seguir a área docente: “sempre há um pouco de ansiedade quanto ao mundo do trabalho, mas me considero bem preparada, com bases fortes para atuar em qualquer área do Design de Moda”, conclui. 

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda é ofertado anualmente pelo Campus Caicó do IFRN, de forma totalmente gratuita e com seleção através do Sisu.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas