Gestão

Curso de Administração Escolar integra equipe gestora dos 21 campi e da Reitoria do IFRN

Último módulo do curso foi ministrado nesta semana, no Campus Pau dos Ferros

Publicada em 15/12/2016 Atualizada há 1 ano

Apresentação da Pró-Reitoria de Admnistração

Tornar cada vez mais eficiente a gestão do IFRN. Foi com este objetivo que a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes) realizou, durante todo o segundo semestre de 2016, o curso de Administração Escolar para Gestores. Passando por 9 campi da Instituição, um grupo formado por cerca de 60 servidores discutiu integração de equipes, liderança, identidade e autonomia, além de exercitar as bases para o planejamento 2017 do IFRN.

O curso foi encerrado no dia 13 de dezembro, no Campus Pau dos Ferros. Antes de lá, os gestores passaram pelos campi Parnamirim; Santa Cruz; Currais Novos; Educação a Distância; Canguaretama; João Câmara; Mossoró e Natal-Zona Norte, onde teve início a capacitação, no dia 6 de julho de 2016. “Foram 6 meses de reuniões extensas e muitos temas debatidos. As oficinas, além das discussões teóricas, ajudaram a reforçar o processo de aprendizagem. Teoria e prática caminharam juntas o tempo todo”, explicou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, professor Márcio Azevedo.

No encerramento, o reitor Wyllys Farkatt fez questão de reforçar a importância do curso para a integração e o fortalecimento do grupo gestor. “Nesses seis meses de curso, passamos a conhecer melhor a realidade de cada um dos nossos campi, além de fortalecermos a unidade entre o que planejamos para os próximos anos. Isso é essencial para o momento de consolidação institucional que atravessamos”, declarou.

INTEGRAÇÃO, IDENTIDADE E PLANEJAMENTO

O curso foi realizado em 4 módulos: Integração de equipes; Autonomia e descentralização; Avaliação e gestão organizacional e Planejamento institucional.  Os módulos de Autonomia e descentralização e o de Avaliação e gestão organizacional previam o início da discussão sobre identidade, autonomia administrativa e estrutura organizacional. O objetivo era levar essas discussões para as comunidades e, depois disso, encaminhá-las ao Conselho Superior do IFRN, que daria início ao processo de reestruturação organizacional, conforme metodologias definidas pelos conselheiros. As discussões foram iniciadas no curso, mas não foi possível compartilhá-las com todos os campi. Sendo assim, o processo foi redefinido e uma nova metodologia para essas discussões será sugerida para o próximo ano.

Os gestores sistêmicos fizeram avaliação das atividades desenvolvidas em 2016, além de apresentaram suas propostas de ações para 2017, as quais foram discutidas com todos do grupo. Em sistema de oficinas, foram analisadas as estruturas dos campi, suas fragilidades e potencialidades, o que permitiu que os participantes tivessem uma visão mais ampla sobre a Instituição. O curso foi encerrado com o debate sobre orçamento. “Com essas bases, cada gestor vai levar a sua comunidade as propostas levantadas aqui. Até agora, exercitamos o processo, que começa neste momento, em cada um dos campi e na Reitoria”, declarou o pró-reitor de Administração, Juscelino Cardoso.

“Fica a confiança que alguns resultados satisfatórios foram conseguidos, especialmente quanto à evolução de conhecimentos individuais e coletivos para um nível maior de compreensão da identidade e da cultura institucional”, concluiu o professor Francisco Mariz das Chagas Fernandes. Além dele, conduziram as etapas do curso as psicólogas Cíntia Gouveia e Monique Leitão, com participação da professora Maria Josely de Figueredo Gomes; a pedagoga Luzimar Barbalho da Silva; o professor Marcos Oliveira; o economista Carlos André de Oliveira e a estatística Solange Marlene Thomaz.

servidores