Assistência Estudantil
Cuidar para permanecer: as ações da Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis voltadas à saúde
Diretoria mantém profissionais da saúde lotados nos campi
Publicada por Kamily Santos em 04/12/2024 ― Atualizada há 1 mês, 2 semanas
A Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) tem um compromisso com o bem-estar de todo o corpo estudantil da instituição, direcionando a maior parte de suas ações para amparar os estudantes em situação de vulnerabilidade. A Digae está por trás da coordenação da distribuição de alguns auxílios ofertados no IFRN, como o Auxílio Moradia, Transporte e de Apoio à Formação Estudantil (Pafe). Além de trabalhar em conjunto com programas nacionais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Além da oferta de auxílios e do trabalho em conjunto com programas nacionais, a Digae conta com o apoio de equipes da área da saúde distribuídas nos campi do IFRN. A grande maioria deles conta com uma equipe composta por profissionais de odontologia, enfermagem, medicina e psicologia. O Campus Natal-Central é o único que conta com um fisioterapeuta disponível em seu quadro de profissionais.
Os atendimentos de saúde estão disponíveis para qualquer estudante com matrícula ativa no IFRN. Para os atendimentos de odontologia, os estudantes podem consultar a disponibilidade de agenda no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) e em seguida agendar atendimento. Já os atendimentos de enfermagem ou medicina são de livre demanda. A recomendação é que para os atendimentos agendados, seja escolhido o turno oposto ao horário de estudo.
Thaizze Brasil e Alice Laila
Campus Ipanguaçu
No Campus Ipanguaçu do IFRN, a Coordenação de Atividades Estudantis (Coaes) é responsável por organizar e supervisionar as ações promovidas pela Assistência Estudantil, incluindo os atendimentos de saúde. Atualmente, o Campus possui uma equipe composta por um médico, um técnico em enfermagem, um odontólogo, um nutricionista e um psicólogo dedicados a cuidar da saúde acadêmica. Durante o ano de 2024 já foram contabilizados 285 atendimentos individuais no Suap, além da realização de doze atividades educativas - que cobriram cerca de 800 estudantes - e 975 doses de vacinas aplicadas.
A técnica de enfermagem e atual coordenadora da Coordenação de Atividades Estudantis (Coaes) do Campus, Sara Lira, descreve o trabalho da saúde nos campi como sendo primordial para o funcionamento do Instituto: “O serviço de saúde trabalha no invisível, muitos acham que não estamos fazendo nada, quando estamos organizando uma alimentação de qualidade para os estudantes, analisando os cartões de vacina ou estudando a melhor intervenção para algum estudante específico.”
“Me senti muito acolhida e à vontade”
Thaizze Brasil, que cursa o Técnico Integrado de Agroecologia no Campus Ipanguaçu, buscou atendimentos nas áreas de medicina e psicologia e relatou com satisfação a experiência do seu atendimento: “Fiquei extremamente satisfeita com o atendimento que recebi. Desde o início, me senti muito acolhida e à vontade, o que considero essencial para o meu processo de cuidado comigo mesma. A qualidade do atendimento foi notável e a equipe demonstrou interesse pelo meu bem-estar. Essa experiência tem sido fundamental para os meus cuidados e continua a ser um suporte importante na minha jornada de auto-cuidado.”
Thaizze também relata a importância dos atendimentos de saúde no Campus: “O apoio que recebi foi fundamental não apenas para o meu bem-estar imediato, mas também para o meu crescimento pessoal e emocional. Espero sinceramente que o IFRN continue investindo nesses serviços, pois eles são vitais para a saúde mental e emocional dos alunos.”
Campus São Gonçalo do Amarante
No Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN, o setor de saúde também é organizado pela Coaes e conta, atualmente, com uma equipe composta por um dentista, um psicólogo e dois técnicos de enfermagem. Em 2024, a equipe de saúde de São Gonçalo do Amarante registrou um total de 470 atendimentos no Suap, distribuídos nas áreas de atendimentos disponíveis.
Atualmente, a Coaes de São Gonçalo do Amarante é coordenada por Samir de Carvalho Costa e auxiliado pela técnica de Enfermagem Ideíze Medeiros que fala sobre a importância das ações da Assistência Estudantil: “Essas iniciativas são fundamentais em um espaço educativo, pois saúde e educação caminham juntas: uma população saudável é mais apta a absorver conhecimentos, e uma educação robusta está diretamente relacionada à melhoria dos índices de saúde pública.”
“Para o estudante conseguir estudar, ele precisa estar bem”
Alice Laila, que cursa o Técnico Integrado em Informática no Campus São Gonçalo do Amarante, buscou atendimento de enfermagem e relata que a experiência foi muito agradável: “O atendimento foi ótimo, a enfermeira foi muito atenciosa comigo. Ela checou todos os meus sinais vitais, garantindo que eu ficasse bem”.
Alice também fala sobre a importância das ações de Assistência Estudantil na área da saúde: “Considero o serviço de saúde de extrema importância para o bem estar do estudante. Para conseguir estudar e se sair bem, o estudante precisa estar bem física e mentalmente bem”.