Mineração
CT Mineral fortalece prospecção de projetos de inovação
Iniciativa busca mapear demandas tecnológicas e captar parcerias estratégicas, ampliando oportunidades para o setor mineral
Publicada por Max Praxedes em 20/08/2025 ― Atualizada em 20 de Agosto de 2025 às 14:45
O Centro de Tecnologia Mineral (CT Mineral) – Polo de Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) anunciou a contratação de um engenheiro de minas para atuar como prospector no âmbito do Programa de Prospectores da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Moacir Dantas, o profissional contratado, será responsável por mapear demandas tecnológicas e captar parcerias estratégicas, visando expandir as oportunidades de negócios e projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
A iniciativa reforça o papel do CT Mineral, único polo de inovação credenciado pela Embrapii no Brasil com foco exclusivo em tecnologias para a mineração. A prospecção será realizada em conjunto com o Centro de Tecnologia Mineral do Rio de Janeiro (Cetem-RJ), uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e referência nacional no desenvolvimento de tecnologias para o setor mineral desde 1978.
De acordo com o diretor-geral do CT Mineral, Rafael Passos, as instituições trabalharão de forma coordenada: "junto ao grupo formado com o Cetem-RJ, o programa será responsável pelo acompanhamento e viabilização da contratação de projetos. O CT Mineral é a unidade coordenadora do programa e o Cetem-RJ integra o grupo como parceiro. Nossa função é apoiar as unidades que estão começando e garantir que as atividades do programa, como a contratação de projetos, ocorram de forma eficiente”, explicou.
Como unidade coordenadora do programa, o CT Mineral, sediado em Currais Novos (RN), conduzirá as ações de prospecção para identificar as necessidades das empresas e apresentar soluções que reduzam custos e elevem a qualidade de seus produtos. A parceria une a agilidade do polo potiguar com a expertise consolidada do Cetem-RJ, que apoiará a viabilização e o acompanhamento dos projetos contratados.
Sobre as expectativas com a nova função, Moacir destacou: “a iniciativa da Embrapii é uma grande oportunidade para a Região Nordeste, pois há uma demanda crescente por soluções inovadoras. Nosso objetivo é compreender as necessidades específicas de cada empresa e apresentar o que temos a oferecer, buscando reduzir custos e elevar a qualidade dos seus produtos”.
O Programa Prospectores de Projetos Embrapii (PPE), do qual o CT Mineral participa, integra o Programa de Excelência Operacional e tem como objetivo apoiar Unidades Embrapii, como o CT Mineral, na fase de implantação. O PPE oferece suporte estratégico nas atividades de prospecção, negociação e contratação de projetos de PD&I, estabelecendo metas claras de desempenho, como o número de empresas prospectadas e projetos contratados.
- Palavras-chave:
- IFRN Cetem-RJ Mineração Embrapii CT Mineral