Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento Nacional

CT Mineral do IFRN ganha premiação em Seminário Nacional

Projeto de implantação do CT Mineral do IFRN, ficou entre as três melhores práticas de APL de Base Mineral do país.

Publicada em 06/12/2022 Atualizada há 1 ano

Elias Nunes recebendo premiação

Entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro de 2022 foi realizado o 18º Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, juntamente com o 16° Encontro do Comitê Temático Rede APL Mineral, na cidade de Teresina/PI. O Centro de Referência em Tecnologia Mineral do Instituto Federal do Rio Grande do Norte ficou entre os finalistas no Prêmio Nacional de Melhores Práticas da Rede Arranjos Produtivos Locais Mineral (APL Mineral), edição 2022, e conquistou o troféu de 3° lugar pela prática submetida pelo servidor do Instituto, Elias Nunes, técnico de laboratório. A proposta vencedora foi referente ao projeto de implantação do CT Mineral do IFRN “Prof. José Yvan Pereira Leite”. 

“Há 15 anos, o CT Mineral era um sonho que estava guardado na brilhante mente do saudoso e querido professor. José Yvan. E, de lá para cá, muitas mãos contribuíram para o Centro hoje ser uma realidade! Sei que onde estiver, ele está feliz com esse reconhecimento", disse Elias, referindo-se ao José Yvan Pereira Leite, professor do IFRN e idealizador do CT Mineral, falecido em 10 de junho de 2019. 

Histórico 

Em 2019, também com projeto de Elias na área de processamento mineral e voltado à ações com garimpeiros de toda a região do Seridó, o IFRN conquistou o 2° lugar de melhor prática em APL de Base Mineral do país. À época, o servidor que coordenava um projeto de extensão no Campus Avançado Parelhas. 

O Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 

A premiação é uma realização do Governo Federal através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que busca chancelar, reconhecer e disseminar as atividades e/ou projetos exitosos implementados por empresas e seus profissionais, no segmento da mineração em pequena escala, organizadas sob a forma de APL de base mineral, mediante esforços próprios ou em parcerias com outras entidades, empresas, universidades, centros de P&D, consultoria técnica, laboratórios, agências de fomento, cujos resultados apresentam ganhos ambientais, financeiros e de mercado, dando visibilidade à sociedade, sensibilizando e estimulando outros atores da cadeia produtiva da indústria mineral do país a replicarem esse tipo de ação.

Palavras-chave:
extensao
servidores

Notícias relacionadas