Simpósio
Criatif nos bairros: projeto expõe trabalhos sobre identidades visuais
Projeto é desenvolvido nos bairros Rocas e Cidade Alta
Publicada em 31/10/2018 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:25

Por AnnaPaullinna Lima (do Campus Apodi)
Entre as atrações da programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte foi realizada a Mostra do VI Simpósio de Extensão. O projeto “Criatif nos Bairros” estava entre os expostos.
O projeto, que já possui quatro anos de atuação, conta mais de 36 identidades criadas, inclusive a marca da atual edição da Secitex. Formado por 11 alunos (três bolsistas e 8 voluntários) do curso técnico Integrado em Multimídia do Campus Cidade Alta do IFRN e sob a coordenação da professora Silvia Matos e o designer Beto Leite, o objetivo do projeto é despertar o sentimento de pertencimento através da identidade visual.
Atuação
Além de criar identidade visual de forma gratuita para empresas e para o IFRN, o projeto atuou nos bairros Cidade Alta e Rocas, em Natal, desenvolvendo para eles um sistema de identidades visuais. Para alcançar seus objetivos, o grupo fez uso do Método Fuxico que consiste numa proposta de projetação de identidades visuais, com a inclusão da visão do cliente, do usuário, de similares e do designer em seu caminho metodológico.
Para alcançar o resultado, que foi apresentado em estande no Simpósio de Extensão da IV Secitex, foram ouvidos relatos de 250 moradores dos dois bairros e desenvolvidas as marcas da Escola de Samba Balanços do Morro e a Igreja da Sagrada Família, referências no bairro das Rocas; o grupo está desenvolvendo as identidades visuais do Bar do Zé Reeira e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, os dois no bairro da Cidade Alta.