Pesquisa
Coordenadores institucionais do IFRN se reúnem com representantes do ForPibid
Encontro possibilitou dialogar sobre os avanços e desafios do Pibid
Publicada por Ester Macedo em 08/10/2025 ― Atualizada em 8 de Outubro de 2025 às 09:38
No dia 4 de outubro, os coordenadores institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professores Breno Almeida e Louize Gabriela, participaram de uma reunião com a presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpibid), professora Cristiane Johann, da Universidade do Vale do Taquari (Univantes), e com a vice-presidente do Fórum, professora Jaqueline Rabelo, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
O encontro teve como objetivo dialogar sobre o cenário atual e as ações exitosas do Pibid no IFRN, que vem se destacando pelo fortalecimento da articulação entre a formação inicial e a prática docente nas escolas públicas. Durante a conversa, também foram discutidas a mobilização em defesa da consolidação do programa como política de Estado e questões mais amplas sobre o impacto do programa na formação de professores e professoras em todo o país.
A professora Cristiane Johann destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo IFRN e pelos profissionais envolvidos no programa: “parabenizo os bolsistas, supervisores, supervisoras, coordenadores e coordenadoras de área e a coordenação institucional pelo trabalho desenvolvido, pelas ações que visam qualificar a formação dos professores no nosso país. Seguimos juntos!”, afirmou.
A reunião reforçou o compromisso do IFRN com a formação docente de qualidade e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à valorização da educação e da docência, reafirmando o papel da instituição como referência nacional no desenvolvimento do Pibid.