Convênio com Universidade do Minho é discutido na Reitoria

Reunião aconteceu na última sexta-feira (14)

Publicada em 19/07/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), juntamente com a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe), promoverem na última sexta-feira (14) uma reunião com os doutorandos do convênio do IFRN com a Universidade do Minho. O evento aconteceu no auditório da Reitoria e iniciou com a apresentação dos coordenadores acadêmicos e suas respetivas áreas.

A professora. Régia Lúcia ficou responsável pela Escola de Engenharia, os professores Márcio Azevedo e Sônia Maia pelo Instituto de Educação, o professor Leonardo Alcântara pela Escola de Ciências) e a professora Kadydja Karla pelo Instituto de Ciências Sociais. Além desses coordenadores, o IFRN e a Universidade do Minho definirão ainda correspondentes para auxiliar e subsidiar os pós-graduandos junto aos serviços acadêmicos.

O encontro também serviu para promover a discussão do processo de acompanhamento dos doutorandos, mapeando as previsões de defesas e possíveis dificuldades no doutoramento. Além disso, também abordou assuntos administrativos-financeiros, particularmente relativos às taxas e serviços acadêmicos junto à Universidade do Minho.

De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Márcio Azevedo, o convênio tem desafios que são próprios de quem cursa uma pós-graduação strictu sensu, mas que já está consolidado. Segundo ele, cada vez mais o IFRN tem ganhado visibilidade entre universidades brasileiras e estrangeiras, indicando que a Instituição tem dado bons passos no processo de internacionalização.

“São várias ações que corroboram esse processo. As defesas ocorridas e aquelas previstas, as parcerias estabelecidas, o envolvimento do IFRN na organização de eventos internacionais, como ocorreu em Cabo Verde, no início de julho, são alguns exemplos. Além disso, as vagas para mestrado e as novas entradas para doutorado e pós-doutorado, são marcas de um convênio que avança na capacitação de servidores, no fortalecimento da pós-graduação e da pesquisa”, afirmou.

Durante a reunião a Propi também destacou que a ampliação do convênio ocorrerá para mestrado e que as novas vagas para doutorado ainda estão sendo discutidas. Existe a previsão de uma agenda entre os reitores do IFRN e da Universidade do Minho no mês de outubro, quando os detalhes pendentes relativos às novas vagas serão definidos.

servidores