Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Consup

Conselho Superior do IFRN realiza reunião extraordinária

Renovação de credenciamento da Funcern, criação de Comitê de Governança Digital e aprovação de novo ouvidor são destaques

Publicada em 10/02/2021 Atualizada há 1 ano

Reunião dos membros do Consup aconteceu na tarde da última terça-feira (9), via videoconferência.

O Conselho Superior do IFRN (Consup) realizou, na última terça-feira (9), reunião extraordinária. Em razão da pandemia da Covid-19, o evento ocorreu de forma online. Na oportunidade, foram discutidas a renovação do credenciamento da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern) junto ao Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), a indicação de servidor para ocupar a função de ouvidor e a criação do Comitê de Governança Digital do IFRN. Foi debatida ainda a homologação das Resoluções nº 52/2020, nº 2/2021 e nº 4/2021, emitidas ad referendum, e a aprovação do calendário de reuniões 2021.

Resoluções

Todas as Resoluções - descritas abaixo - foram homologadas pelos membros do Conselho por unanimidade. 

  • Resolução nº 52/2020-Consup/IFRN, a qual apresenta os nomes das pessoas qualificadas para compor o Conselho Curador da Funcern, a saber: o Reitor do Instituto, professor José Arnóbio de Araújo Filho; o Pró-Reitor de Ensino, professor Dante Henrique Moura; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino Aldo de Lima Neto; a Pró-Reitora de Extensão, professora Denise Cristina Momo; e a representante da Petrobras, Lilian Alves de Araújo.
  • Resolução nº 2/2021-Consup/IFRN, na qual costa uma atualização da Tabela II do Anexo da Resolução nº 23/2009-Consup/IFRN, que regulamenta o pagamento da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC) no âmbito do IFRN.
  • Resolução nº 4/2021-Consup/IFRN, que aprova o aumento de 40 vagas semestrais, totalizando 80 por ano, a partir do semestre 2021.1, para o curso de Engenharia de Energia, na modalidade presencial e turno integral

Credenciamento da Funcern

Outro ponto discutido na ocasião foi a ratificação do Relatório Anual de Gestão, Desempenho e de Atividades e Demonstrações Contáveis do ano de 2019, em detrimento do Decreto 7423, de 31 de dezembro de 2010.

Segundo o Decreto, como pontuou o representante da Funcern, professor Jairo Dimitrov, as prestações de contas de fundações de apoio, como a Funcern, devem ser aprovadas pelo Conselho Curador e, após 60 dias, devem ser ratificadas pelo Conselho Superior da instituição apoiada, a fim de renovar o credenciamento da fundação junto ao MEC/MCTIC.

O Conselho Curador aprovou, no dia 12 de janeiro de 2021, as referidas prestações, e, nessa terça-feira, o Consup também aprovou, por unanimidade. Assim, as prestações de contas seguem para a aprovação do Ministério da Educação junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação.

Ouvidoria

Ainda na oportunidade, foi discutida a proposta de indicação do professor Daniel Lobão dos Santos Figueiredo para responder pela Ouvidoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O professor Daniel Lobão é docente do Campus Ipanguaçu há sete anos. Além disso, está no Conselho Superior desde 2019. Sua aprovação para a Ouvidoria se deu de forma unânime.

Governança Digital

O diretor de Gestão em Tecnologia da Informação do IFRN, professor André Gustavo, foi o responsável por apresentar a proposta de criação Comitê de Governança Digital do Instituto Federal do RN (CGD-IFRN­).

O Comitê de Governança Digital do IFRN é um “órgão de caráter estratégico e deliberado, que determina as estratégias de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), as propriedades dos investimentos em TIC, além de deliberar sobre os assuntos relacionados à Governança Digital e à Segurança da Informação e Comunicação”, disse André. Segundo ele, o funcionamento do Comitê permite a criação de Grupos de Trabalhos para a discussão de materiais pertinentes, bem como reuniões ordinárias e extraordinárias do Consup. Permite também a aprovação de atas no momento dos pedidos de assinatura eletrônica e a participação do público interno e externo para a apresentação de pautas específicas. Sua criação também foi homologada de forma unânime.

Calendário do Consup-2021

A secretaria do Consup, Carolina Helena de Gois Dantas, apresentou proposta para o novo calendário de reuniões ordinárias do Conselho Superior, cujas reuniões ocorrerão em cinco sextas-feiras de 2021. Após o debate das conselheiras e conselheiros, o calendário foi aprovado da seguinte forma:

  • Março: reunião ordinária no dia 5;
  • Junho: reunião ordinária no dia 11;
  • Julho: reunião ordinária no dia 23;
  • Setembro: reunião ordinária no dia 24; e
  • Novembro: reunião ordinária no dia 26. 

Acesse

Íntegra da reunião está disponível no canal do IFRN Oficial no YouTube

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas