Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Entenda a importância do Conselho Superior do IFRN
Consup

Entenda a importância do Conselho Superior do IFRN

10/06/2020 - Consup recebe inscrição de candidaturas para novos membros até 14 de junho

Entenda a importância do Conselho Superior do IFRN

Os interessados devem, até domingo – 14 de junho – fazer sua inscrição, exclusivamente via Suap

O que é o Conselho Superior do IFRN (Consup)? Qual a sua composição? O que faz um conselheiro? Como posso participar? Se essas e outras perguntas passam por sua cabeça, você está no lugar certo: inicia-se hoje uma série de matérias especiais sobre os Conselhos e Colegiados do IFRN. Começamos pelo Conselho Superior, integrante da administração geral da Instituição. O Conselho está com inscrições abertas para candidatura de novos participantes até 14 de junho.

Segundo o Regimento Interno, o Conselho Superior do Instituto Federal do Rio Grande do Norte tem por finalidade “conduzir a ação institucional, zelando pela atuação pluricurricular e multicampi com qualidade socialmente referenciada. O Consup, de caráter consultivo e deliberativo, é o órgão máximo do IFRN. Na prática, cabe a ele aprovar a política geral para a atuação institucional e zelar pelo seu cumprimento; aprovar o plano de desenvolvimento institucional, o plano geral de cada gestão e os planos anuais de ação, assim como a proposta orçamentária anual; aprovar o projeto político-pedagógico e autorizar a criação e extinção de cursos no âmbito do Instituto, bem como o registro de diplomas, entre outros.

Eleições Complementares

A atual composição do Consup, escolhida por seus pares para o biênio 2019/2021, publicou Edital para Eleições Complementares. Parte dos professores, técnicos-administrativos e estudantes com assento no Conselho precisa ser escolhida novamente: “é que alguns conselheiros se aposentaram, estudantes concluíram seus cursos... e assim vai assim. A eleição vem para preencher essa vacância, tanto de titulares como suplentes”, disse Andreilson Oliveira, membro do Consup e presidente da Comissão Eleitoral para as eleições complementares. São oito vagas para suplentes na representação técnico-administrativa, três vagas para titulares e outras três para suplentes na representação discente e, na representação docente, vaga para um titular e seis suplentes. 

Os interessados devem ler o Edital e fazer sua inscrição inscrição até domingo (14), exclusivamente via Suap. A inscrição deve ser realizada na aba Fique Atento, à esquerda da página inicial. É importante que os inscritos atentem para os requisitos do Artigo 5º do documento, que trata dos critérios para candidatura elegível. A escolha acontece em 24 de junho e estão aptos a votar todos os servidores ativos pertencentes ao quadro de pessoal permanente do IFRN, em efetivo exercício, e todos os alunos regularmente matriculados em curso técnico de nível médio ou de educação superior de graduação ou de pós-graduação do Instituto.
 

Representatividade

“Posso afirmar, por minha vivência como conselheiro, que essa é uma experiência inesquecível. Mesmo jovem, tive contato com inúmeros profissionais incríveis – dos mais diversos setores. Pude aprender, por dentro, sobre os mecanismos que servem como alicerce dessa instituição que tanto amo. Além disso, carrego a grande responsabilidade de refletir os ideais dos alunos que represento. E tudo isso me foi proporcionado graças ao voto. Honrando essa confiança, a cada reunião me posiciono em relação a diversos tópicos, todos eles essenciais para o funcionamento do IFRN. Com isso, obtive uma noção da imensurável importância da democracia, do direito ao voto e do direito a se candidatar”, disse o estudante Damião Andrade, de 17 anos, que faz o Curso Técnico Integrado em Informática no Campus Parnamirim.

Abaixo, o quadro completo de assentos no Conselho:

Representação Docente

Campus Titular Suplente
Currais Novos OK Vacância
Ipanguaçu OK OK
João Câmara OK Vacância
Nova Cruz     OK Vacância
Parnamirim OK Vacância
São Gonçalo do Amarante OK Vacância
Zona Leste OK OK
Vago Vacância Vacância

 Representação Discente

Campus Titular Suplente
Apodi OK OK
Macau  OK  OK
Natal-Central  OK  OK
Parnamirim  OK  OK
Vago  Vacância  Vacância
Vago  Vacância  Vacância
Vago  Vacância  Vacância
Representação Técnico-Administrativa
Campus Titular Suplente
Canguaretama  OK Vacância
Ceará Mirim  OK Vacância
Cidade Alta  OK Vacância
Mossoró OK Vacância
Parelhas  OK Vacância
Pau dos Ferros OK Vacância
Santa Cruz OK Vacância
Zona Norte OK Vacância
 

Acesse

Página do Conselho

Edital das Eleições Complementares

Regimento do Consup

Suap – inscrição de candidaturas

Quadro de vagas

Ações do documento

Página em carregamento