Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Conselho Superior

Conselho Superior do IFRN realiza reunião ordinária

Resoluções, emissão digital de documentos e criação de novo curso técnico foram pauta

Publicada em 15/06/2021 Atualizada há 1 ano

Evento ocorreu na manhã e na tarde da sexta-feira

O Conselho Superior do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Consup/IFRN) realizou reunião ordinária. O encontro teve dois momentos, ocorrendo pela manhã e tarde da sexta-feira, 11 de junho. Entre as pautas do encontro, estavam a análise da ata da última (nos dias 3 e 4 de maio) e da penúltima (em 12 de abril) reuniões; a análise da solicitação da implementação da transmissão ao vivo e gravação das reuniões do Consup; a análise do Regimento do curso de Mestrado em Ensino; e a homologação de resoluções emitidas ad referendum; e a análise da proposta de criação de Corregedoria. Também foram analisados a proposta de criação do Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento Musical, a ser ofertado no Campus Jucurutu; a minuta de resolução referente a emissão eletrônica de diplomas e certificados digitais; as propostas de alteração das Resoluções nº 25/2019, n° 47/2020 e n° 50/2017.

Após a aprovação das duas últimas reuniões do Conselho, os membros do Consup votaram a favor do encaminhamento do processo, apresentado pelo professor Ricardo Gentil, referente à gravação das reuniões do Conselho Superior para a Procuradoria Jurídica.

Análise do Regimento do curso de Mestrado em Ensino

Também foi aprovado, por unanimidade, o Regimento do curso de Mestrado de Ensino, oferecido pelo Campus Mossoró do IFRN. A iniciativa é uma parceria entre o IFRN, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O professor Marcelo Nunes, coordenador representante do IFRN, explicou que, em razão de demandas vindas dos programas de graduação, como a reformulação da grade curricular, é necessário que haja uma adequação no Regimento.

Homologação de resoluções emitidas ad referendum

Dando seguimento à reunião, a diretora de Gestão de Atividades Estudantis, Valéria Carvalho, apresentou a proposta de homologação de resoluções emitidas ad referendum. A Resolução em questão foi a nº 23/2021, que regulamenta os Auxílios e Ações Emergenciais de Assistência Estudantil no contexto do Ensino Remoto e revoga a Resolução nº 41/2020. Na oportunidade, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, declarou: “Não podemos deixar que essa pandemia, que já fez a exclusão de várias pessoas, continue a excluir esses meninos e meninas de algo tão importante como acesso à educação”. A homologação foi aprovada por unanimidade.

Criação de Corregedoria

A proposta de criação de uma Corregedoria no IFRN foi apresentada pelo professor Rocco Antônio, que informou que, entre os institutos federais, o IFRN é um dos que não possui Corregedoria. Após os pareceres dos membros do Consup, o relatório apresentado pelo professor Rocco foi aprovado. Também foi homologada a constituição de uma comissão que será responsável pro montar um estudo sobre a criação de uma Corregedoria e apresentá-lo ao Conselho Superior.

Curso Técnico em Instrumento Musical no Seridó

O professor João Gomes relatou a proposta de criação do Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento Musical, na forma subsequente e na modalidade presencial, no Campus Jucurutu. Após uma apresentação cultural, João, emocionado, ressaltou a importância da música na região do Seridó do estado. O professor lembrou que os jovens da região, interessados em estudar a área, precisam se locomover para outra cidade, como Natal ou Mossoró. De forma unânime, e com direito a lágrimas, a proposta foi aprovada pelos conselheiros. A professora Samira Fernandes classificou o fato como “um presente para a região do Seridó”.

Segundo momento da reunião

“A esperança não murcha, ela não cansa.

Também como ela não sucumbe a Crença.

Vão-se sonhos nas asas da Descrença,

voltam sonhos nas asas da Esperança.”

Foi declarando esse trecho do poema “A Esperança”, do poeta paraibano Augusto dos Anjos, que o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, professor José Arnóbio, deu início à segunda parte da reunião ordinária do Conselho Superior (Consup/IFRN), na tarde da última sexta-feira (11).

Análise da minuta da resolução referente à emissão digital de documentos

O primeiro ponto analisado naquela tarde foi a minuta da resolução referente à emissão eletrônica de diplomas e certificados digitais. Através de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRN), por meio da Diretoria de Administração Acadêmica (Diaac/IFRN), juntamente com a Diretoria de Gestão em Tecnologia da Informação (DIGTI/IFRN) e a Coordenação de Sistemas da Informação (Cosinf/IFRN), o Instituto Federal do RN vem passando por uma transformação digital. Fruto dessa parceria é a emissão digital de certificados e diplomas.

O diretor da Diaac/IFRN, Frederico Augusto, explicou a resolução foi criada para “dar segurança em oferecer esse tipo de possibilidade”. Dante Moura, que está à frente da Proen, parabenizou a iniciativa, dizendo ser essa uma ação “extremamente importante”. A proposta da minuta foi aprovada por unanimidade entre os membros do Consup.

Alteração nas Resoluções nº 25/2019, n° 47/2020 e n° 50/2017

Por fim, foram analisadas as propostas de alteração das Resoluções nº 25/2019, n° 47/2020 e n° 50/2017. A primeira, de 2019, trata sobre do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), os quais o reitor do Instituto classificou como “dois importantes programas, não só do IFRN, mas da educação nas universidades federais”. Após a fala de Arnóbio, a professora Andrezza Tavares, responsável pela Coordenação Institucional do PRP, explicou que a alteração é destinada ao artigo 31 do documento, que regulamenta a prática profissional no Programa de Residência Pedagógica. Os conselheiros votaram a favor da alteração na Resolução.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) foi quem apresentou a proposta de alteração da Resolução nº 47/2020. A mudança refere-se à continuidade da execução de projetos de Extensão com atividades remotas, bem como o encaminhamento de estudantes para estágio, no contexto da pandemia da Covid-19. Denise Momo, pró-reitora de Extensão do IFRN, explicou que a alteração busca vincular a execução de projetos de Extensão ao Plano de Contingência da Instituição; especificar a possibilidade de realizar e registrar visitas remotas de prospecção de parcerias e oportunidades de inserção dos discentes no mundo de trabalho; e incluir a necessidade de estagiárias e aprendizes gestantes desempenharem trabalho de forma remota. A proposta de alteração da Resolução foi aprovada pelo Conselho Superior.

Como último ponto da pauta, foi discutida a alteração da Resolução nº 50, de 2017, que trata da Política de Gestão de Riscos (PGR). O professor Carlos André apresentou um comparativo entre o texto original da Resolução e a alteração proposta, que busca alterar trechos do documento. A alteração foi aprovada por unanimidade pelos membros do Consup.

Os dois momentos da reunião ordinária do Conselho Superior do IFRN estão disponíveis no canal do YouTube IFRN Oficial.

Acesse

Canal do YouTube IFRN Oficial

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas