CONSUP

Conselho Superior destaca importância da gestão democrática

Reunião extraordinária foi presidida pelo professor José Arnóbio

Publicada em 23/12/2020 Atualizada há 1 ano

O Conselho Superior do IFRN (Consup) se reuniu extraordinariamente nesta terça-feira (22). A reunião on-line foi a primeira a ser presidida pelo reitor do Instituto, José Arnóbio de Araújo Filho, nomeado no dia anterior pelo Ministério da Educação.

Inicialmente, os conselheiros discutiram sobre a realização da transmissão do vivo da runião, não prevista pelo regimento interno do Conselho. Após argumentações e votação, foi deliberado que o encontro poderia ser transmitido, considerando o princípio da publicidade, previsto na Constituição Federal. Após a deliberação, os conselheiros destacaram o trabalho em andamento de comissão pré-estabelecida, formada por integrantes do grupo, para atualização do regimento interno do Consup, e sobre a importância de formalizar as transmissões on-line. A ordem do dia foi seguida e a reunião foi transmitida ao vivo, estando disponível para acesso no canal oficial do IFRN.

A Resolução Ad Referendum, relativa à reestruturação da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), que constava na pauta foi debatida e, após votação, reprovada. Como encaminhamento, o Conselho aprovou por unanimidade a proposta da professora Antônia Francimar para composição de uma comissão a fim de atualizar a proposta de reestruturação da Pró-Reitoria e levar novamente ao Conselho. A comissão será formada por ter três representantes das Diretorias Administrativas dos campi, um representante da Proad, um representante da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE), um representante do Colégio de Dirigentes (Codir) e três representantes do Consup.

Em seguida, o Conselho apreciou ofício enviado pelo Sinasefe sobre ações realizadas antes da posse do reitor José Arnóbio. As ações diziam respeito à movimentação de servidores entre as unidades do Instituto sem a realização de remanejamento e serão revogadas. O Gabinete da Reitoria deverá produzir uma nota informativa em resposta ao Sindicato, esclarecendo os pontos discutidos.

Ao final da reunião, o reitor anunciou a indicação do professor Daniel Lobão para função de ouvidor do IFRN. A proposta deverá ser levada para votação na próxima reunião do Conselho. O reitor também comunicou que a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) encaminhou um ofício comunicando o cancelamento do convênio, celebrado pelo professor Josué Moreira, quando ainda estava como reitor pro tempore, no qual o IFRN destinaria à universidade verba para programas de capacitação.

Em seguida, os conselheiros se manifestaram ressaltando a importância do reestabelecimento da democracia na Instituição, mencionando os momentos de dificuldades que enfrentaram juntos durante a gestão pro tempore e a importância da manutenção dos espaços de diálogo. Também foi destacado o trabalho da secretária do Consup, Carolina Dantas. De acordo com as falas, a secretária, durante todo o período, orientou e organizou as demandas das reuniões de forma responsável e com total integridade.

Até o fechamento desta notícia, o vídeo da transmissão contava com 1339 visualizações. Confira a reunião na íntegra:

Reunião extraordinária do Consup | IFRN - 22/12/2020

extensao