Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONSUP

Conselho Superior aprova Relatório de Gestão 2012

Reunião aconteceu hoje (22); próximo encontro será dia 1º de abril

Publicada em 22/03/2013 Atualizada há 1 ano

Participam do conselho servidores, gestores, alunos e membros da sociedade civil

Os Integrantes do Consup (Conselho Superior) se reuniram na tarde de hoje (22), para a reunião que aprovou o Relatório de Gestão, a prestação de contas e o relatório das atividades desenvolvidas pela Ouvidoria do IFRN em 2012. 

O Relatório de Gestão é um documento solicitado anualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e foi apresentado, junto à prestação de contas, pelas servidoras Zeneide de Oliveira, da Auditoria Geral, e Solange Marlene Thomaz, da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. De acordo com Zeneide, o relatório apresenta indicadores avaliativos da qualidade e da eficiência gestora nos órgãos públicos. 

Segundo o Relatório, o IFRN contratou 176 novos professores, além de mais 116 técnicos administrativos, no ano de 2012. Com relação aos recursos, durante todo o ano, foram investidos cerca de R$ 8.000,00 em cada aluno da instituição. Como resultado, o Instituto conseguiu um IGC (Índice Geral de Cursos) 4, em uma faixa que vai de 0 a 5 e mede a qualidade das instituições de ensino superior. Ao final da apresentação, foi proposto o envio de orientações para que o TCU amplie o prazo de entrega do relatório, possibilitando uma melhor análise dos resultados observados. 

O ouvidor Enilson Araújo apresentou também as ações desenvolvidas pela Ouvidoria do IFRN em 2012. De julho, quando o setor começou a receber mensagens, até dezembro, foram recebidas 85 notificações. A maior parte desse total eram reclamações (43,5%) e solicitações (41,2%). Os membros do Consup sugeriram que, durante este ano, sejam feitas campanhas de divulgação internas para ampliar a ação da Ouvidoria. "Já estão programadas visitas de divulgação aos câmpus no início do semestre letivo e a confecção de panfletos e banners", esclareceu o Ouvidor. 

A reunião do Consup aprovou ainda projetos pedagógicos dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Guia de Turismo (EaD); técnico em Logística (Câmpus São Gonçalo) e da pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (Cãmpus Mossoró), que já haviam passado pela aprovação do Consepex - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. A alteração dos nomes de alguns cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - como Auxiliar de Arquivo, Montador e Reparador de Computadores - também foi aprovada. 

O Relatório de Gestão 2012 será encaminhado ao TCU no final deste mês. Logo após, será anexado à página Auditorias, na área Acesso à Informação, onde se encontram os relatórios dos anos anteriores. Na página, também é possível visualizar os relatórios da auditoria anual de contas. No site do IFRN, também podem ser acessadas todas as informações e os canais de contato da Ouvidoria. 

A próxima reunião do Consup, em caráter extraordinário, vai acontecer dia 1º de abril. Para assisti-la, basta encaminhar uma solicitação à secretária do Conselho, Nadir Arruda Skeete, para o endereço eletrônico nadir.arruda@ifrn.edu.br. O Conselho Superior é o órgão responsável pelas princiapais orientações e decisões relativas ao IFRN.