Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Rede Federal

Conif lança edital de empreendedorismo

Iniciativa é parceria com a Associação Nacional Empreendimentos Inovadores

Publicada em 11/08/2020 Atualizada há 1 ano

Inscrições abertas até 21 de agosto

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), lançou na última sexta-feira (7) o Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal. O programa consistirá no cruzamento de oportunidades de ações conjuntas e prospecção de novos mercados entre os ecossistemas onde se inserem as instituições que compõem a Rede. 

A chamada, objeto do Edital nº 02/2020 do Conif, é operacionalizada pelos Instituto Federal Fluminense (IFF), do Amazonas (Ifam), do Espírito Santo (Ifes) e Rondônia (Ifro), com o intuito de apoiar o desenvolvimento e a integração de empreendimentos com origem na Rede Federal, gerando sinergia entre os ecossistemas inovadores. O programa funcionará em três fases distintas e sequenciais: a seleção de ambientes de empreendedorismo inovador, a seleção de empreendedores e a execução, em si, do programa de incubação cruzada.

Sobre a seleção

Para a seleção serão considerados, no mínimo, dois empreendimentos inovadores por ambiente de empreendedorismo inovador que estejam no estágio de maturidade suficiente para prospecção de parcerias e novos mercados. Serão priorizadas, ainda, as soluções de startups que abordam um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.  

Segundo Henrique da Hora, diretor de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação do IFF e um dos idealizadores do Programa, a pandemia possui diversas faces danosas e, uma delas, é o colapso da economia. “A Rede Federal pode, deve e vai dar sua parcela de contribuição para a solução. Dentre as diversas ações que já estão em curso na Rede, iniciaremos agora o Programa de Incubação Cruzada, apoiada em duas características fundamentais da Rede Federal: a capilaridade e a colaboração”, destaca. O diretor explicou que o programa consiste em criar conexões entre os ambientes de empreendedorismo inovador, para que as startups e spin-offs criados dentro da Rede, possam se conectar e ajudar mutuamente. “Nós ajudaremos esses ambientes, que estão em estados e municípios diferentes, a se conectarem e auxiliarem as economias locais, por meio da nossa capilaridade e cooperação”, finaliza.

Inscrição

A inscrição e credenciamento dos ambientes de empreendedorismo inovadores ocorrem de 10 a 21 de agosto, através do formulário de inscrição presente no edital, apontando um servidor responsável pelo ambiente, para que este interaja com o comitê gestor da chamada.

O resultado da seleção dos ambientes inovadores será no dia 24 de agosto, enquanto o resultado final (com empreendedores) será no dia 8 de setembro. O início e execução do programa está previsto para 8 de setembro a 30 de outubro deste ano.

 Acesse

Edital nº 02/2020 do Conif

Portal Conif

  Com informações: Portal Conif
Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas