Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa

Connepi 2014 e Universo IF têm início nesta segunda-feira, em São Luís

Expectativa é da chegada de 6 mil participantes no evento

Publicada em 30/10/2014 Atualizada há 1 ano

A partir desta segunda-feira, dia 3, São Luís será a capital brasileira da ciência, tecnologia e inovação. A cidade receberá dois dos maiores eventos nestas áreas, trazendo apresentações de pesquisas científicas, minicursos, exposições, concurso de jogos, além de palestrantes de renome mundial. “É muito gratificante poder sediar eventos desse porte em nossa cidade. Estamos fazendo tudo para que todos sejam bem recebidos e possam aproveitar da melhor forma possível. A ansiedade é grande, mas estamos felizes com os resultados. Espero que todos gostem do que estamos preparando.”, afirmou a Profª Natilene Brito, pró-reitora de pesquisa do IFMA e coordenadora dos eventos.

O Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi 2014) é um evento anual que reúne trabalhos dos institutos federais de todo o país. A proposta é difundir o conhecimento científico fora do ambiente acadêmico. Para isso, o congresso busca a aplicação das pesquisas desenvolvidas nos laboratórios da Rede Federal de Ensino aproximando, assim, a ciência do cotidiano das pessoas e dos setores de produção locais. O Connepi reúne profissionais, professores e alunos de diversas áreas do conhecimento.

Projetos acadêmicos nos formatos de comunicação oral, pôsteres, mesas redondas, exposições, minicursos e palestras de importantes pesquisadores do país serão apresentados durante o evento. Paralelo às atividades principais do Connepi haverá o Connepi Cultural (espaço para que alunos e servidores da Rede Federal mostrem seus talentos), o Connepi Sustentável (atividades para conscientização sobre o meio ambiente) e o Connepi Solidário (arrecadação de alimentos para instituições de caridade do Maranhão). O Connepi é promovido pela Secretaria de Educação Tecnológica (Setec/MEC) e que, neste ano, será organizado pelo IFMA.

O Universo IF está dividido entre o Planeta Startup, o Planeta Play e o Planeta Link. O Startup premiará as melhores ideias de negócio na área de tecnologia. Neste espaço, alunos e servidores dos Institutos Federais de todo o país inscreveram seus projetos no Desafio de Ideias. A proposta da competição é incentivar a cultura de startup (termo utilizado para falar sobre negócios que estão começando suas atividades) na Rede Federal.

O Planeta Play será dedicado aos jogos digitais,  trazendo o concurso de jogos com premiação de smartphones, tablets e relógios inteligentes para os ganhadores. A participação é aberta ao público em geral. Por fim, o Planeta Link será um espaço aberto para estimular o networking entre todos os presentes em uma arena livre com um mini-palco para debates com temas propostos pelos participantes.

Fonte: Connepi 

http://www.connepi2014.com/

 

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas