Educação Profissional
Ministro da Educação participa de reunião do Conif
Encontro foi hoje (13), em São Paulo
Publicada em 13/08/2015 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
A 55ª reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Conif) foi no complexo da Worldskills 2015, uma competição internacional de educação profissional que está acontecendo no Anhembi Parque.
Além do ministro Renato Janine, o encontro contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Marcelo Feres. Eles ouviram as inquietações dos dirigentes das instituições que compõem o Conselho diante dos cortes orçamentários impostos pelo governo federal por causa da crise econômica.
O ministro reconheceu as dificuldades pelas quais o País passa, mas garantiu que o governo está fazendo o possível para que as restrições financeiras não coloquem em risco as conquistas vivenciadas pela RFEPCT nos últimos anos, em especial o processo de interiorização das instituições.
Segundo o ministro, o governo federal está fazendo um grande esforço para garantir o reajuste salarial e a continuidade de obras iniciadas e que, caso interrompidas, possam gerar prejuízo para os cofres públicos. No entanto, ele chamou a atenção para a necessidade de as instituicões federais de ensino profissional continuarem desenvolvendo seus projetos de modo que estejam preparadas para a retomada do crescimento. "Crises acontecem e estamos vivenciamos uma. Mas há muita coisa que deve e pode ser feita e que independe de recursos", completou o ministro.
O ministro aproveitou a reunião do Conif para assinar três portarias que vinham sendo aguardadas pelos gestores das instituições filiadas ao Conselho: a que aperfeiçoa a oferta de cursos do Pronatec na iniciativa Bolsa Formação para todas as redes de educação profissionais do País; a que regulamenta o conceito de aluno equivalente; e a que autoriza o funcionamento dos polos de inovação em cinco institutos federais.
Para o presidente do Conif e reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, a reunião com o ministro foi muito proveitosa e destacou a assinatura das portarias como um fato bastante positivo. "Nós expusemos nossas preocupações e ouvimos as ponderações do ministro, em um diálogo bastante positivo. Acredito que dessa forma conseguiremos superar as dificuldades e continuar nosso trabalho para incluir mais e mais pessoas no ensino profissional", avaliou Belchior.
A reunião do ministro com o Conif foi destaque na TV MEC. Para assistir à reportagem, acesse o link: Portarias IFES.
- Palavras-chave:
- ensino