Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Domótica KNX

Conif e Embaixada da Espanha selecionam docentes para curso de aperfeiçoamento

Entre os vinte participantes há um professor do IFRN

Publicada em 10/06/2021 Atualizada há 1 ano

Com duração total de 30h, o curso terá dez horas de atividades síncronas

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizou uma parceria com o Ministério da Educação e Formação Profissional do Reino da Espanha, por meio do Escritório de Educação da Embaixada daquele país. O objetivo da união das duas instituições: O curso “Aprenda domótica KNX praticando”.

Firmada através do Edital nº 4/2021 - Conif/AI, a parceria buscava selecionar docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para integrar o curso, que acontecerá de forma remota. Ao todo, foram 119 inscritos de 19 instituições da Rede. 50% das inscrições foram homologadas e participaram do sorteio para as 20 vagas disponibilizadas. Puderam participar da seleção professores das áreas de automação, civil, elétrica, infraestrutura ou correlatas.

No dia 25 de maio, o Conif divulgou o resultado final, que trazia entre os contemplados o nome do professor Arthur Salgado das disciplinas de Prototipagem de Sistemas Digitais e Instrumentação Eletrônica, ligadas ao curso técnico em Eletrônica do Campus Natal-Zona Norte.

Domótica KNX

A sigla KNX identifica o protocolo de comunicação ou a linguagem que alguns equipamentos de domótica utilizam para comunicar entre si. Já Domótica consiste na instalação de uma solução integrada que permite, entre diversas aplicações, reduzir consumo de energia derivada de iluminação, proteção solar, ventilação, aquecimento e ar condicionado por zoneamento em instalações de alto desempenho, mantendo um alto nível de bem-estar para os usuários. Em resumo, trata-se de um padrão mundial de soluções inteligentes para o controle de residências e edifícios.

O curso

Com duração total de 30h, o curso terá dez horas de atividades síncronas, com professores espanhóis e brasileiros, e 20h de atividades assíncronas, com foco em aspectos práticos, por meio do uso de um simulador KNX.

O professor Arthur acredita que a oportunidade agregará valor a si e ao capital intelectual do IFRN, já que viabilizará o compartilhamento do conhecimento adquirido: “Partilhar o aprendizado neste curso será de grande valor, pois é mais uma forma de melhorar a formação de estudantes”, disse.

Acesse:

Edital nº 4/2021 - Conif/AL

Resultado Edital nº 4/2021 - Conif/AL

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas