Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Dia do Turismo

Campus Canguaretama realiza campanha em comemoração ao Dia Internacional do Turismo

O "Jogo do Turismo" visa disseminar conhecimentos sobre os cursos oferecidos pelo Campus

Publicada em 23/09/2020 Atualizada há 12 meses

Ponto turístico da região do Litoral Sul potiguar

No dia 27 de setembro, é comemorado o Dia Internacional do Turismo. Localizado em região turística, no Litoral do Sul do Rio Grande do Norte, o Campus Canguaretama do IFRN oferta os cursos de Tecnologia em Gestão de Turismo (Gestur) e o Técnico Integrado em Eventos. Os dois cursos são do eixo Hospitalidade e Lazer e têm o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da região e a formação profissional e humana das pessoas que vão atuar com essas atividades. 

Em comemoração à data e em razão da pandemia de Covid-19, as coordenações dos dois cursos realizam nesta semana uma campanha on-line para disseminar os conhecimentos sobre os cursos e motivar estudantes atuais e futuros a se envolver com as ações promovidas. A campanha "Jogo do Turismo" trata de uma série de perguntas que serão publicadas nas redes socais do Campus Canguaretama (Instagram e Facebook) como um jogo de tabuleiro. Ao final, no dia 27, os dois seguidores que mais acertarem as respostas nos comentários das postagens no Instagram vão ganhar um gift card Netflix (6 meses para o primeiro colocado e 3 meses para o segundo). Para auxiliar na busca pelas respostas, uma série de notícias será publicada no site do Campus Canguaretama, começando pela apresentação dos cursos.

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO

Coordenado pelo professor Wagner Costa, o curso é de nível superior e tem 3 anos de duração. A seleção é realizada com a nota do ENEM, geralmente com edital próprio do IFRN. Podem fazer o curso estudantes que já tenham concluído o ensino médio e procuram uma graduação. O objetivo do curso é formar profissionais aptos a atuar no processo de planejamento e desenvolvimento da atividade turística, de forma sustentável e inovadora. Os estudantes graduados pelo Campus Canguaretama poderão atuar em âmbito público ou privado. O Curso de Gestão de Turismo tem caráter eminentemente empreendedor e ações pautadas nos princípios de ética, cidadania, equidade social, respeito à diversidade cultural e à sustentabilidade socioambiental e econômica. De acordo com Wagner Costa, o diferencial da formação pelo Campus Canguaretama do IFRN é a aliança entre teoria e prática com a adoção de estratégias de aprendizagens que colocam os alunos em contato com o mundo do trabalho desde o primeiro ano do Curso.

TÉCNICO INTEGRADO EM EVENTOS

Coordenado pela professora Darlyne Fontes, o curso é de nível médio, integrado ao curso técnico, e tem 4 anos de duração. A seleção é feita através de processo seletivo realizado pelo IFRN. Podem fazer o curso os estudantes que possuem diploma de conclusão do ensino fundamental e buscam cursar o ensino médio junto a um curso profissionalizante. O objetivo do Curso Técnico em Eventos é habilitar profissionais para o desenvolvimento das atividades ligadas à prática de planejamento, organização e promoção de eventos, nas suas mais variadas especificidades e tipologias. Tem como finalidade formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade. Para isso, desenvolve a criatividade, o espírito crítico, a capacidade para análise e síntese, o autoconhecimento, a sociabilização, a autonomia e a responsabilidade nos estudantes. Para Darlyne Fontes, o diferencial do Curso Técnico em Eventos do Campus Canguaretama do IFRN é a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e de extensão ainda no ensino médio, é poder despertar o espírito empreendedor ao colocar em prática a teoria vista em sala de aula, é aprender sobre gestão e planejamento e conseguir implementar em seu cotidiano e é, sobretudo, transformar a realidade em que vive a partir dos exemplos e do conhecimento que adquire no curso. Esses são os grandes diferenciais que esse curso traz aos alunos, uma formação integral (humana e profissional) para toda a vida.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas