Conheça a ferramenta “Covid solidário”

Alunos da tecnologia desenvolveram um sistema para simplificar ações solidárias

Publicada em 28/05/2020 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Ferramenta une informações de quem necessita de doações  a potenciais doadores

Uma dupla de estudantes do Campus Pau dos Ferros desenvolveu a ferramenta “Covid solidário”. O projeto se define como uma alternativa de simplificar as ações solidárias, promovendo um serviço útil à sociedade: "uma forma de auxiliar as pessoas que estão vivendo o período de quarentena pela pandemia de Covid-19, tendo em vista visto no mundo todo um despertar ainda maior do espírito de solidariedade das pessoas, como de estudantes a profissionais que vêm contribuído de diferentes formas", descreveu o professor Irlan Arley, orientador da inicitiva.

No âmbito da Tecnologia da Informação (TI), e com colaboração de outros professores da área, Irlan reuniu os graduandos Felipe Gabriel Queiroz Rêgo e Francisco Leocássio da Silva, do curso de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), que desenvolveram o “Covid solidário”. A ferramenta funciona através de um site, que tem como objetivo facilitar a comunicação entre doadores e receptores, estimulando a doação de produtos durante a pandemia do novo coronavírus.

O “Covid Solidário” reúne informações de pessoas e instituições que necessitam de doações, como também de doadores. Nesta ferramenta, a pessoa ou órgão acessa o site e, após cadastro, informa quais produtos está precisando. Já o doador pode fazer uma pesquisa em uma cidade, a partir do CEP e, com isso, visualizar a lista de quem necessita de doações. ‘’Nesta lista constará o WhatsApp ou telefone para que o doador possa entrar em contato e combinar como será efetuada a doação’’, detalha o professor Irlan. A ferramenta já está funcionando e apta a receber cadastro e informações de doadores e receptores.

Covid solidário

extensao