CONAE

Conferência Municipal de Educação de Natal acontece nesta sexta (3)

O evento é um dos preparativos para a Conferência Nacional, que acontece em fevereiro de 2014

Publicada em 30/04/2013 Atualizada há 1 ano

Acontece nesta sexta-feira (3) a Conferência Municipal de Educação de Natal no CEMURE - Centro Municipal de Referência em Educação -, situado à Avenida Coronel Estevão, próximo à Rodoviária de Natal. O evento está previsto para se iniciar às 8h30 e terminar às 13h e é um dos preparativos para a Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014, que acontecerá de 17 a 21 de fevereiro de 2014 em Brasília.

No encontro municipal serão escolhidos em torno de 30 delegados que participarão da Conferência Nacional e ajudarão a discutir as principais diretrizes sobre a educação no nosso país, da infantil até a pós-graduação. Professores, técnicos administrativos e alunos dos câmpus do IFRN situados em Natal, como também os atuantes na Reitoria, poderão participar da Conferência Municipal a fim de se candidatar a delegado da versão nacional do evento. Para isso, é necessário se inscrever no site da Prefeitura Municipal de Natal.

No dia 24 de maio, será realizada a Conferência Intermunicipal de Educação, no Hotel Pirâmide, Natal. A edição será voltada para a discussão com os profissionais de educação e estudantes da Grande Natal. No dia 21 de junho, será realizada mais uma Conferência Intermunicipal, relacionada aos demais municípios do Rio Grande do Norte. No total, serão escolhidos 133 delegados para representar o RN na CONAE, entre gestores federais, estaduais; técnicos e professores do setor público; gestores privados; trabalhadores da educação privada e estudantes.

A pedagoga do IFRN Maria de Fátima Feitosa de Sousa é a representante do Rio Grande do Norte na área da educação profissional, tendo como suplente a professora Nadja Maria de Lima Costa, também do Instituto. Segundo Fátima, "a participação do IFRN na Conferência Municipal é de fundamental importância, pois garante a representação da Educação Profissional e de nossas propostas para uma política pública gratuita e de qualidade".

A Conferência Nacional de Educação é um espaço público e nela serão levantadas sugestões de alterações e acréscimos para o Plano Nacional de Educação, documento votado pelo Congresso Nacional que norteia o ensino brasileiro e tem validade de 10 anos. O tema da CONAE este ano é "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração".

Acesse mais informações:

Fórum Nacional de Educação