CAMPUS PARNAMIRIM
Conclusão de Projeto de Extensão do Campus Parnamirim é apresentado à Policia Militar do RN
A atividade contou com a participação de 12 alunos do curso Técnico de Redes de Computadores.
Publicada em 02/09/2016 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
O professor Credson Isaac Santos coordenou o projeto de extensão “IFRN e Polícia Militar do RN: elaborando projetos de infraestrutura lógica de cabeamento estruturado” durante, aproximadamente, 5 meses. Para desenvolver este projeto, ele contou com a colaboração dos alunos do curso Técnico de Redes de Computadores, do Campus Parnamirim: Vitória Tavares, Washington Nunes, Zilene Nascimento, Leandro Bezerra, Francisco Magnus Santos, Ana Beatriz Souza, Deyverson Dalvino, Josieidy Fernandes, José Gustavo Espíndola, Roberto Dias, André Nascimento e Habys Mikael Barros.
Ao longo do período de execução do projeto, foram realizadas visitas nas unidades policiais, efetuadas medições e adequações em plantas baixas, levantamento de necessidades, elaboração de projetos de cabeamento em planta baixa e a elaboração do memorial descritivo para cada edificação.
Todo o material produzido pelos componentes do projeto foi entregue, no dia 22 de agosto, ao representante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o MJ PM Geovanne Medeiros Pinheiro. Neste momento de conclusão do projeto, reuniram-se na sala da Direção-Geral, para receber o representante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o coordenador de Extensão, professor Alison Batista, o professor Credson Santos e o Diretor de Administração -Substituo eventual - Abraão Soares.
Segundo o professor, o objetivo da atividade é elaborar projetos de infraestrutura lógica de cabeamento estruturado para as unidades policiais de segurança pública da região metropolitana de Natal/RN. Oportunizando, assim, que os alunos do curso técnico de Redes de Computadores do Campus Parnamirim vivenciassem práticas curriculares, acadêmicas e profissionais na elaboração de projetos lógicos de redes, atreladas às demandas existentes na segurança pública de nosso estado com o uso das tecnologias em seu benefício.
Diante de tudo o que foi vivenciado pelos alunos neste projeto, destacam-se alguns relatos:
“Participar deste projeto, foi uma oportunidade única que tive no sentido de aplicar na prática a teoria da sala de aula e sentir as “situações problemas” da vida profissional numa situação real. Me possibilitou obter com mais clareza o dia a dia de um profissional de Redes de Computadores. ” (Aluno: Roberto Dias);
“Com a execução do projeto de desenvolvimento de infraestrutura lógica de uma das instituições públicas potiguares, foi possível pôr em prática conceitos e ideias visto em sala de aula. A aplicação das normas regulamentadoras também foi crucial para adesão de conhecimento. Ainda nos primeiros desenhos em CAD, demonstrou-se a complexidade da montagem dessa estrutura. Todo o projeto encaminhou para que, com objetivo preciso, fosse feito a execução daquilo ensinado em sala de aula, com a adição de algo mais que beneficiou todo corpo discente na conclusão do curso. ” (Aluno: Washington Nunes);
“O projeto foi muito importante, pois aplicar na prática os assuntos vistos em sala de aula com certeza será um diferencial nosso no mercado de trabalho. ” (Aluno: Leandro Bezerra).
Para o coordenador do projeto, “além de suprir uma demanda de uma instituição importante para a sociedade na área de segurança pública, tem o objetivo de elevar a prática profissional de nossos alunos do curso subsequente de Redes de Computadores, visando a vivência em ambientes operacionais de redes, analisando as dificuldades a serem supridas pelo conhecimento produzido em nossa instituição. Os alunos participam de todo o processo de construção do projeto, desde adequações de planta baixa até a elaboração de memoriais e relatórios técnicos de cabeamento estruturado”.
- Palavras-chave:
- servidores