Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Nova Cruz

Comunidade prestigia aposição da placa inaugural e formatura da 1ª turma de curso técnico

Evento aconteceu na última sexta-feira

Publicada em 13/12/2011 Atualizada há 12 meses

Belchior Rocha, reitor do IFRN, com demais autoridades

A sexta-feira passada (9) foi especial para os servidores e alunos do Campus Nova Cruz do IFRN.  Dois anos depois de começar a funcionar, nas instalações da UFRN no município e seis meses depois da mudança para a sede definitiva, a direção-geral do Campus realizou solenidade de aposição da placa de inauguração da nova escola.

A comunidade prestigiou o evento, lotando o auditório.  Prefeitos e secretários de Educação dos municípios circunvizinhos que compõem a 3ª DIRED também estiveram presentes, assim como os representantes de igrejas locais, diretores de escolas municipais e estaduais, além de diretores e servidores dos demais campi do IFRN. Políticos como o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho e os deputados federais Henrique Eduardo Alves e Fátima Bezerra também participaram e falaram com emoção do significado da chegada do IFRN à região agreste.

“Foi uma luta trazer esta escola para cá e não podemos esquecer o empenho do então prefeito Cid Arruda, que se uniu a nós para conseguir que este sonho se tornasse realidade”, lembrou a deputada Fátima Bezerra, presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

O diretor-geral do Campus, prof. Francisco Assis de Oliveira, relembrou, emocionado, todas as etapas de implantação da nova escola e reiterou o compromisso da instituição de melhorar continuamente o atendimento à população, com um ensino de qualidade.

O Reitor Belchior enfatizou em seu discurso a importância da instalação dos Institutos Federais no interior do estado, dando oportunidade aos jovens de obterem uma educação com qualidade sem precisarem se mudar para a capital ou centros maiores.

“A principal função dos institutos federais é gerar desenvolvimento sustentável para as cidades menores, melhorando as condições de vida do seu povo para que as pessoas criem suas raízes nelas e sejam felizes”, disse o reitor – que ainda adolescente teve que sair da sua cidade, Poço Branco, para estudar em Natal.

Logo após a solenidade de aposição da placa de inauguração, outro momento de emoção: o da formatura da primeira turma do curso técnico integrado em Informática – a turma 13 bits, nome escolhido pelos alunos, numa referência aos 13 dos estudantes que perseveraram e concluíram o curso, iniciado no primeiro semestre de 2009, com 32 alunos.

A mesa de honra foi composta pelo reitor do Instituto, prof. Belchior de Oliveira Rocha, pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, prof. Francisco das Chagas de Mariz Fernandes, o diretor-geral do Campus, prof. Francisco Assis de Oliveira, o diretor acadêmico, prof. Djeson Mateus Alves da Costa e o coordenador do Curso Técnico em Informática, prof. Fábio Alexandre Gonçalves Silva.  

O paraninfo da turma foi o ex-prefeito Cid Arruda, que fez um discurso emocionado.  “Vocês não imaginam como eu estou feliz por estar aqui hoje, por ter sido escolhido, dentre tantos, como paraninfo desta primeira turma “, agradeceu.

A aluna Crislany Nielly Venâncio de Lima Rodrigues recebeu uma distinção especial por ter apresentado o melhor desempenho.  Mas o grande homenageado da noite foi o professor Francisco Assis de Oliveira, que esteve presente em todas as etapas do campus, mesmo quando ele ainda ocupava as dependências do campus da UFRN no município.